quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Preocupação comum entre as mulheres, principalmente após a menopausa, a perda de densidade óssea deve ser combatida com atividades combinadas

Mulheres
, principalmente após a menopausa, têm uma preocupação com a diminuição da densidade óssea. A prática de atividade física é recomendada para minimizar esse problema e sabe-se que movimentos com impacto e de força estimulam a remodelação óssea e aumentam adensidade dos ossos. Mas qual tipo de atividade com impacto e força pode ser realizada?

Para responder essa questão vou mostrar os resultados de alguns estudos científicos que buscaram identificar exercícios benéficos para os ossos:
mulher musculação (Foto: Getty Images)Exercícios de força, como a musculação, e de impacto,garantem a saúde dos ossos (Fotos:Getty Images)
 Pulos e musculação: pular corda e levantar pesos aumentaram a densidade óssea da coluna de mulheres em 2%, especialmente se o levantamento de peso foi realizado pelos membros superior e pernas. Mulheres que treinaram com peso somente nas pernas não apresentaram tanto ganho de densidade do que as que trabalharam o corpo todo.

• Musculação isolada não é efetiva: o levantamento de peso isolado, sem associação com alguma atividade e impacto, não parece ser a melhor abordagem. Mulheres que praticam esportes de alto-impacto, como vôlei e futebol apresentam maior densidade óssea do que aquelas que praticam levantamento de peso. Além disso, quem pratica somente levantamento de peso não tem os ossos mais saudáveis em comparação a quem pratica um esporte sem impacto, como a natação.

 Caminhada: um estudo realizado com mais de 60.000 mulheres no período pós-menopausa observou que as que praticavam caminhada pelo menos quatro vezes na semana tinham menor risco de fraturas no quadril, o que é uma medida relacionada à saúde óssea.

• Andar em outras direções: andar um pouco para trás e para o lado gera impactos pouco comuns no corpo, o que pode estimular o remodelamento ósseo e ser benéfico.

• Plataformas vibratórias: novidade em algumas academias, as plataformas vibratóriasmostraram um resultado positivo em uma pesquisa publicada em 2013 com a participação de 28 mulheres no período pós-menopausa. Existem outras pesquisas envolvendo as plataformas vibratórias que não mostraram benefícios em seu uso, mas também não apontaram nenhum problema. Então, ela pode ser utilizada de forma inofensiva.
diminuição da densidade óssea pode vir associada a outras patologias ortopédicas, que podem impedir a prática de alguma das modalidades citadas. Por isso, sempre verifique com o seu médico os exercícios que você pode realizar com segurança.

Via: Eu Atleta.
Raquel Castanharo (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Benefícios-dos-exercícios-físicos

Benefícios dos exercícios físicos

Os exercícios físicos podem ser praticados todos os dias ou três vezes por semana em pouco tempo é possível sentir os benefícios a saúde
Antigamente os exercícios físicos ficavam por conta dos mais jovens que tinham muita disposição e força de vontade, onde os mais velhos queriam mesmo era repousar, afinal eram recomendações médicas.
Porém os benefícios oferecidos pelas atividades e exercícios físicos vão além das questões diretamente ligadas a estética, quando feito da maneira correta e com hábitos saudáveis melhora muito a qualidade de vida, evita doenças crônicas e ajuda na longevidade.
Os benefícios dos exercícios físicos podem ser sentidos quase imediatamente, pois você passa a se sentir melhor, suas noites de sono serão melhores, o humor melhora enfim há melhoras significativas na sua vida e dia a dia.
Benefícios-dos-exercícios-físicos

Cuidado com o excesso

Tudo que é em excesso não faz bem, isso também é valido nas atividades físicas já que a sobrecarga nos exercícios pode causar serias lesões, por isso é indicado o acompanhamento de um profissional antes e durante as atividades.
As regiões mais afetadas pelas lesões são ombros, joelhos, pés e articulações. Para evitar esses problemas é preciso iniciar as atividades com exercícios leves e aumentar as cargas gradativamente, respeitando sempre os limites do seu corpo.

Exercícios físicos em excesso

Veja algumas dicas de como evitar as lesões durante os exercícios e também como descobrir se você é daqueles “viciados” em exercício físico.












Benefícios dos exercícios físicos

Os exercícios físicos devem ir se adaptando a sua rotina para ter uma melhora de vida significativa, então conheça alguns dos benefícios que ele pode lhe proporcionar logo na primeira semana.
Exercício

Melhora o humor – durante as atividades físicas o corpo passa a liberar neurotransmissores que ajudam na sensação do bem estar e circulam por toda corrente sanguínea.
Tonifica os músculos – as atividades constantes e na medida certa, ajudam a eliminar gordura e desenvolver a massa magra originando os músculos saudáveis.
Seguir com a dieta – fazendo os exercícios é possível notar a perda de peso, com isso se sente mais motivado a seguir firma na dieta resistindo aos doces.
Perder peso – a queima de energia e calorias no decorrer das atividades físicas ajuda a eliminar os centímetros extras que tanto incomodam.
As dores desaparecem – os alívios imediatos são sentidos diretamente nas costas pois ajudam a fortalecer os músculos abdominais, melhorando a postura dando mais sustentação à coluna.

terça-feira, 8 de setembro de 2015


Quem consegue conciliar uma rotina frenética com hábitos saudáveis, sem dúvidas, merece um prêmio. Estresse no trampo, poucas horas de sono e má alimentação parecem ser os principais sintomas daqueles que dizem nunca ter tempo pra nada.
A gente sabe também que pequenos cuidados diários com a saúde devem fazer parte do nosso dia-a-dia. Afinal, poucos minutos de dedicação a nós mesmos podem render uma vida muito mais longa e próspera.

JÁ OUVIU FALAR EM MEDICINA AYURVEDA?

sossolteiros_ayuveda
Criada há mais de 7 mil anos na Índia, a linha médico-filosófica diz que as escolhas que fazemos em nossa rotina diária podem nos fazer criar resistência a certas doenças ou, pior, ajudar a desenvolvê-las.
O foco em rituais matinais, segundo a Ayurveda, serve para alinhar o corpo com o ritmo da natureza, balancear os doshas (características biológicas de cada um) e nutrir autoestima e autodisciplina.
E pasme, dois ingredientes simples podem fazer toda a diferença na busca por equilíbrio: água morna e limão.

POR QUE ÁGUA MORNA E LIMÃO?

sossolteiros_limao_1
Mesmo separados, tanto a água como o limão trazem diversos benefícios à saúde.
A água deve ser morna (ou na mesma temperatura do corpo, em torno de 36ºC) pois facilita a absorção do corpo e atua na limpeza e hidratação do organismo sem a necessidade de gastos extras de energia. Se fosse gelada, por exemplo, o organismo gastaria energia (e tempo) para deixá-la na temperatura ideal.
Enquanto o limão é rico em ácido cítrico, Cálcio, Magnésio, Potássio, Fósforo, Vitamina C, flavonoides, pectina, antioxidantes… Não é à toa que o “azedinho” é chamado de “o rei dos frutos curativos” e já ganhou até um livro dedicado às suas propriedades.

QUANDO E QUANTO INGERIR?

1/2 Limão com água, todas as manhãs, já basta.
Especialistas recomendam beber a combinação ainda pela manhã (dica da Ayurveda) e em jejum, uma vez que é necessário esperar pelo menos 10 minutos antes de uma refeição para que os efeitos da água atuem sobre o corpo de maneira pura, sem misturar com outros alimentos ou bebidas.
Conheça os benefícios desse drink quase milagroso:

1. É DETOX

Toxinas indesejáveis são eliminadas mais rapidamente graças às propriedades diuréticas do limão.  Sua combinação com água ajuda a manter os rins e todo sistema excretor em bom funcionamento, além de estimular o fígado a se livrar do que não presta para o corpo, atuando, por exemplo, na prevenção e eliminação de cálculos renais, hepáticos ou na vesícula.
sossolteiros_limao_3

2. LIMPA A PELE

Tanto a Vitamina C como outros antioxidantes presentes no limão ajudam a prevenir rugas, clarear manchas, suavizar cicatrizes e também no combate à doenças de pele como a acne.
sossolteiros_limao_6

3. COMBATE O MAU COLESTEROL

Os antioxidantes também são poderosos contra a oxidação do LDL, popularmente conhecido como o “mau colesterol”, que causa doenças cardíacas e envelhecimento precoce.
sossolteiros_limao_12

4. IMPULSIONA O SISTEMA IMUNOLÓGICO

alta concentração de Vitamina C no limão é eficaz no combate de resfriados e inflamações.
sossolteiros_limao_4

5. AJUDA NA CICATRIZAÇÃO

ácido ascórbico (Vitamina C) também tem componentes essenciais à manutenção dos ossos, tecido conjuntivo e cartilagens.
sossolteiros_limao_8

6. HIDRATA PROFUNDAMENTE O CORPO

boa hidratação do sistema linfático previne sintomas como fadiga, estresse e falta de energia, bem como ajuda no controle da pressão arterial.
bebaagua_sososlteiros

7. AJUDA NA DIGESTÃO

O limão estimula o fígado na produção da bile, além de promover o alívio de sintomas como indigestão, azia, arrotos e flatulência. As fibras presentes na frutaajudam o trato digestivo a funcionar melhor.
sossolteiros_limao_2

8. BALANCEIA O PH

Apesar de ser uma fruta ácida, os ácidos encontrados no limão são facilmente metabolizados pelo corpo, o que ajuda no equilíbrio do PH do sangue.

9. DÁ ENERGIA E POTENCIALIZA O BOM-HUMOR

Propriedades químicas encontradas no limão dão mais energia ao corpo, o que combate o mau-humor e pode ajudar a reduzir sintomas de ansiedade e até mesmo de depressão. Devido a seu efeito estimulante, pode ser um bom substituto para o café, que em excesso é prejudicial a saúde.
sossolteiros_limao_7

10. REFRESCA O HÁLITO

Bafo nunca mais! Além disso, ajuda a aliviar dores de dente e gengivite.
sossolteiros_limao_9

11. AJUDA NA PERDA DE PESO

pectina, fibra encontrada no limão, promove a sensação de saciedade o que ajuda a evitar ataques de fome. Um estudo também comprovou que consumir vitamina C, substância presente no limão, torna o sistema digestivo mais eficiente, auxiliando na perda peso com maior facilidade, comparado a pessoas que não mantêm dieta rica com a vitamina.
Além do que, beber água em jejum acelera em até 30% o metabolismo – nesse caso pode até ser gelada, visto que o esforço do organismo vai ser maior.
sossolteiros_limao_11

- SIMPLES (E PODEROSO) ASSIM!


Olavo Barros

PhD em solteirice com 25 anos de experiência

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Os níveis de testosterona são extremamente importantes para o funcionamento do organismo masculino, da mesma forma que o estrogênio e o progesterona são para o organismo feminino. Após a idade de, aproximadamente, 50 anos, a produção de testosterona pode começar a diminuir de forma gradativa.
Consequências dos baixos níveis
Além de toda a questão sexual que envolve a testosterona, a diminuição da produção e o consequente nível baixo desse hormônio, faz com que os homens tenham fadiga, ganho de peso, depressão e osteoporose.
Independentemente da idade do homem, alguns alimentos podem ajudar a manter os níveis de testosterona em medidas saudáveis, de forma que fiquem livres dos problemas ocasionados. Aos homens com mais de 50 anos, os alimentos serão ainda melhores, de forma a promover a continuação da produção saudável do hormônio.
As ostras ajudam a manter os níveis de testosterona mais elevados, e é exatamente por isso que são consideradas afrodisíacas. Isso porque nelas encontramos o zinco em grande quantidade, que é usado pelo corpo para a produção desse hormônio. 93,31 g de ostras pode fornecer mais de 500% de zinco.
O Azeite é outro alimento muito usado para promover a saúde. Isso porque ajuda a melhorar a saúde do coração, entre muitos outros benefícios. Além disso, o uso de azeite ajuda a aumentar os níveis de testosterona. 
Qualquer tipo de feijão, assim como a ostra, é rico em zinco, mas também em ferro e proteínas, também usados pelo corpo do homem para a produção de testosterona.
Amêndoas, castanha de caju, nozes e amendoim também são alimentos que podem ajudar a manter os níveis de testosterona saudáveis. Isso porque são ricas em sais minerais e vitaminas, além de outros compostos necessários para a produção desse hormônio.
Popularmente usado como tempero para alimentos, o alho é rico em quercetina e alicina, que são dois compostos ativos que, comprovadamente, suprimem a produção de cortisol pelo corpo humano. Esse cortisol é o hormônio do estresse que diminui e até mesmo interrompe a produção de testosterona. Ao manter os níveis de cortisona baixos, portanto, o corpo poderá produzir normalmente a testosterona.
Salmão é um peixe rico em ômega 3, mas também em vitamina D. Essa vitamina é, também, essencial para promoção da saúde do sistema reprodutivo masculino e, consequentemente, para a produção de testosterona.
Aspargo, apesar de pouco apreciado, é um alimento conhecido por ser afrodisíaco. É rico em ácido fólico, vitamina E e potássio, todos essenciais para a produção desse hormônio.