sexta-feira, 26 de julho de 2013

Treinar no frio aumenta a resistência, a imunidade e as chances de sair magro desta temporada calórica
Apesar de a vontade de continuar na cama ser enorme, malhar no frio traz muitos benefícios ao corpo – desde que você o prepare para o esforço. Veja do que estamos falando:


O que você ganha:
• Mais desempenho
Aumente seu treino. No inverno, você não fica exausto tão facilmente e a frequência cardíaca se mantém mais baixa. “Você consegue desenvolver melhor o exercício”, explica a médica do esporte Ana Lúcia de Sá Pinto, do Ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital das Clínicas de São Paulo.

• Mais calorias queimadas
No frio, o corpo precisa de mais calorias para se manter. Com exercícios, você queima ainda mais. Ou seja, perder peso fica mais fácil. Depois de vinhos e queijos, só fica gordo quem quiser…

• Mais saúde
Quem faz exercício tem menos infecções respiratórias. Se você hibernar durante o inverno, saiba que a imunidade vai despencar e as gripes e os resfriados vão tomar conta.

O que você precisa fazer:
• Aquecer o corpo
No frio, a tendência é contrair a musculatura para evitar a perda de calor, o que deixa você mais vulnerável a estiramentos. Para se proteger, aqueça o corpo antes de dar a largada. Assim, você aumenta a irrigação sanguínea para os músculos. E hidrate-se, pois no inverno você perde líquidos sem perceber.

• Aquecer a respiração
O trato respiratório também exige cuidado. Ao trotar ou correr, respire devagar. Se você acelerar no início, você pode hiperventilar. “Isso desencadeia fechamento das vias aéreas, falta de ar e pressão no peito”, diz Ana Lúcia. Pior para quem tem asma, bronquite ou rinite, que poderá enfrentar uma nova crise.

• Montar o guarda-roupa
Peças de algodão não são indicadas, pois o suor não evapora com facilidade e você acaba passando frio. O mais confortável é treinar com roupas de materiais sintéticos, como lycra, supplex e tactel, que aquecem sem reter líquido.


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Assim como ganhar massa muscular, perder gordura , não é um mistério. A seguir, veja 14 dicas rápidas, práticas e que podem ser executadas hoje mesmo para acelerar a perda de gordura.


1 – Em vez de seguir uma “dieta” a risca, foque-se em mudar seus hábitos alimentares (mesmo que leve tempo), pois caso sua dieta não esteja de acordo com o seu dia a dia, após perder a quantia de peso desejada é bem provável que você ganhe tudo o que perdeu voltando aos hábitos antigos.

2 – Não reduza drasticamente a ingestão de calorias. Passar fome é a pior maneira de perder peso. Consuma 500 calorias a menos do que gasta durante o dia e veja como o corpo responderá. Reduzir drasticamente o consumo de calorias, além de não ser saudável para o corpo, fará com que você perca preciosa massa muscular durante o processo.

3 – Você não precisa comer 100% “limpo” para gerar perda de gordura, mas sim estar consumindo menos calorias do que se gasta no dia. Portando, em vez de cair de paraquedas em uma dieta extremamente restrita e que possa fazer você desanimar em questão de dias, foque-se primeiramente na ingestão reduzida de calorias e depois se preocupe com outros detalhes.

4 – As gorduras dos alimentos não geram acúmulo de gordura, o excesso de calorias como um todo, sim. Gorduras e colesterol têm o seu papel no funcionamento do corpo e não precisam ser eliminados totalmente da dieta.

5 – Treine para ganhar massa muscular, mesmo tendo como principal objetivo a perda de gordura.

6 – Água é um ótimo supressor de apetite.

7 – Aeróbicos não trarão nenhum benefício em relação a perda de gordura, se a ingestão de calorias estiver incorreta.

8 – Mantenha o sono em dia. Pesquisas sugerem que sono insuficiente pode alterar até a sensibilidade à insulina, o que atrapalhará a perda de peso de forma significativa.

9 – Evite o consumo de álcool. “Encher a cara” tem o poder de reduzir a testosterona em cerca de 20% e reduzir o pico de GH durante o sono, dois hormônios que favorecem a perda de gordura.  Como se não fosse suficiente, certas bebidas contendo álcool podem ser extremamente calóricas.

10 – Nas primeiras semanas de cutting é natural perder peso rápido, mas o processo ficará mais lento no decorrer do tempo. É importante destacar que isto é normal, tenha paciência.

11 – O espelho e a fita métrica são mais confiáveis que a balança. O seu peso pode variar por uma dezena de motivos, portanto não leve a balança como um indicador definitivo para o seu progresso.

12 – Coma lentamente. Quando ingerimos um alimento, é necessário alguns minutos para que o trato digestivo envie sinais e hormônios para o cérebro para informar que você já está satisfeito. Comer rápido pode fazer com que você coma mais e desnecessariamente.


13 – Pessoas têm tido sucesso em perder gordura a muitos anos. Se eles conseguem, você possuí as mesmas chances.

14 – Seja realista. Perder peso não é fácil e o processo testará sua motivação e disciplina. Desânimo esporádico é normal, não deixe que estas pequenas recaídas afetem o processo todo. 

segunda-feira, 15 de julho de 2013



A ideia de que a musculação é para homens e aeróbica para mulheres está ainda muito presente em nossas mentalidades. Essa divisão tão radical foi construída com base no mito de que a musculação deixa os corpos das mulheres masculinizados.
Todavia, isso não acontece obrigatoriamente. Basta adequar o treino (tipo e variações de carga) ao seu objetivo.
Vamos esclarecer algumas dúvidas e desfazer por completo preconceitos em torno da musculação para que possa desfrutar de todos os benefícios que a musculação pode oferecer ao seu corpo.

Praticar musculação deixa o corpo da mulher masculinizado?
Falso: O corpo feminino só vai ficar masculinizado se fizer treino para isso. Se forçar o treino de braços e troncos ficará com formas masculinas. A musculação por si só desenvolve a força dos músculos mas seu desenvolvimento muscular depende de vários fatores como as repetições, a intensidade e a frequência de seu treino. Se usar cargas leves com muitas repetições, você define seus músculos. Por outro lado, cargas mais pesadas aumentam a massa magra.

A musculação não ajuda a emagrecer?
Falso: A musculação ajuda na perda de peso. É importante salientar que a musculação ajuda na perda de peso mas não é esse o objetivo principal. Se quer emagrecer deve juntar à musculação exercícios aeróbicos também. Para ter um resultado ainda melhor junte uma corrida ao treino com os pesos. Seu corpo consumirá mais calorias mesmo em fase de repouso.

A musculação não ajuda a combater a celulite?
Falso: A musculação ajuda a tratar a celulite e ameniza seu aspecto na pele. Muitas mulheres descobriram que a musculação é uma arma secreta no combate à celulite. Mande a celulite embora de vez. O treinamento com os pesos estimula o sistema linfático e por consequência a circulação sanguínea. Os músculos ficam mais rijos, esticando a pele e conseguem assim esconder a celulite existente.

A musculação diminui os seios?
Falso: Não, o treino apenas torna a musculatura peitoral sob os seios mais rija. Se fizer o treino adequado, o volume dos seios pode até aparentemente crescer devido à musculatura mas não existem mudanças no seio em si.

Muita musculação faz crescer muito os músculos?
Falso: Não, pode optar pelos exercícios de manutenção. Quando não quer aumentar, o ideal será diminuir a carga dos exercícios e continuar com as repetições para não perder músculo.

A musculação diminui a flexibilidade da mulher?
Falso: A musculação aumenta a mobilidade das articulações. O treino com os pesos tem um efeito positivo na mobilidade das articulações e desta forma também na flexibilidade das zonas que trabalha. Para tal é importante que faça também exercícios de alongamentos em cada treino.

A musculação aumenta as coxas e o bumbum?
Falso: A musculação torna estas partes mais rijas e definidas. Todavia se seu objetivo é engrossar essas partes do corpo pode consegui-lo com o treinamento certo. Se não quiser isso, basta fazer o treino certo e ter atenção ao peso, as repetições e a frequência do seu treino.

Musculação não ajuda a combater flacidez?
Falso: A musculação ajuda a combater a flacidez no sentido que a mudança ocorrida no músculo é diretamente refletida na pele. Enquanto o tônus muscular é aumentado, a pele é esticada e há assim a redução da flacidez.

A musculação prejudica o meu intestino?
Falso: O funcionamento do intestino depende apenas da sua alimentação e da hidratação que dá ao seu corpo. Os praticantes regulares de musculação apostam mais em proteínas, carne, peixe mas nunca deixam de lado os legumes, frutas e verduras. Se apostar numa alimentação saudável e beber cerca de 2 litros de água por dia, seu intestino funcionará perfeitamente.

Se a mulher parar de treinar seus músculos viram gordura?

Falso: Os músculos acabam se atrofiando. Quando o treino é interrompido os músculos perdem volume e firmeza. Além disso você pode perder força e pode ficar flácida. A gordura no corpo é apenas um resultado das calorias que você consumiu e não gastou.


Fonte: Treino para mulher