Determinar a saúde do corpo não é apenas descobrir a gordura que existe nele, até porque isso engloba diversos fatores relevantes. Hoje vamos conhecer um desses fatores, que é a massa. O corpo é composto por massa magra, massa gorda e água corporal. Para entender a diferença entre massa gorda e massa magra e descobrir como elas influenciam sua balança, confira o post.
Massa gorda
A massa gorda é o peso de gordura que temos no corpo. Basicamente, é toda aquela massa que queremos perder, mas o que poucos sabem, também é importante para o corpo. Em quantidades ideais, ela ajuda a proteger os órgãos. Já em excesso, ela é responsável por causar diversos males à saúde, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia (colesterol alto) e problemas cardíacos.
Massa magra
A massa magra é composta por músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. E quanto maior nossa % de massa magra no corpo, maior e mais rápida é nossa perda calórica. Para ganhar massa magra, é preciso uma alimentação rica em proteínas. Conheça alguns alimentos recomendados para ganhar massa magra:
1. A clara de ovo é uma das melhores fontes de proteína. Ela tem componentes que colaboram para a reparação dos tecidos musculares, entre outros benefícios.
2. Carnes magras em geral (carne vermelha, frango e peixes) são excelente fonte de proteínas, vitaminas (ex.: complexo B) e minerais (ex.: ferro). Estes alimentos possuem aminoácidos essenciais para a construção muscular. Uma ótima opção quando precisamos de praticidade é o atum, também rico em proteínas.
3. As leguminosa (feijão, a lentilha, a ervilha, a fava, o grão de bico e a soja) também são consideradas boas fontes de proteínas, além de serem ricas em fibras, vitaminas e minerais.
4. A combinação arroz com feijão além de fazer parte dos hábitos alimentares dos brasileiros, também fornecem uma proteína de ótima qualidade, fornecendo todos os aminoácidos essenciais.
Para adequar corretamente a sua ingestão proteica às suas necessidades nutricionais e contribuir para o aumento da massa muscular e desempenho, procure o seu nutricionistas, pois o excesso de proteína também pode ser prejudicial a sua saúde.
Alimentação, Olhar Track&Field, Saúde
0 comentários:
Postar um comentário