sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Ela controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda emagrece.



Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. O Minha Vida reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se:


1.Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do 
exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. 


Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.
2.Deixa o pulmão mais eficiente


O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso
faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras. "A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador", explica.


3. Combate a osteoporose


O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose. "Na fase inicial da perda de massa óssea, a
caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença", diz o fisiologista da Unifesp.


4. Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio
produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina. Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. "Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando", explica Paulo Correia. 


5.Aumenta a sensação de bem-estar
Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido. Comparando
dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.

6. Deixa o cérebro mais saudável

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e olfativos", comenta Paulo Correia.
Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais.


7. Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto
durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite. "Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte", completa o especialista da Unifesp.


8. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia. E o papel da caminhada na perda de peso não
para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.



9. Controla a vontade de comer


Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária. Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce.
Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.
"Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida", afirma Paulo Correia. 





10. Protege contra derrames e infartos

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam", diz Paulo. 
A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.



11. Diabetes

A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos. Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina,
um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente. "Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes", explica o fisiologista da Unifesp.








Fonte: minhavida.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014


A 11ª Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day será realizada em 16 de novembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e faz parte do calendário de ações do ano comemorativo de 2014, em que celebramos 20 anos do legado do tricampeão mundial de Fórmula 1.



100% do valor arrecadado com as inscrições para a prova será destinado aos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna, que anualmente beneficiam 2 milhões de crianças e jovens em todas as regiões do País, com educação pública de qualidade.

Faça sua inscrição no site: http://www.ayrtonsennaracingday.com.br/.
Fale conosco: http://www.ayrtonsennaracingday.com.br/fale-conosco



Regulamento:


1. A PROVA

1.1 A Prova Pedestre MARATONA DE REVEZAMENTO AYRTON SENNA RACING DAY (ASRD), será realizada no dia 16 de novembro de 2014 ( domingo), no Autódromo de Interlagos (Av. Sen. Teotônio Vilela, 261), na Cidade de São Paulo, na distância de 42,200quilômetros em circuito completo, por equipes regularmente inscritas, em qualquer condição climática, e obedecerá ao seguinte cronograma de horários:

6h00 às 7h30 – Concentração dos atletas, entrega do chip e munhequeira de revezamento;
7h45 – Liberação de acesso dos atletas às áreas de largada;
8h – Largada;
11h – Início da premiação;
14h – Término da Prova.

1.2.1 A idade mínima para participação nas equipes compostas por 2 atletas na ASRD é de 18 anos, completos até 31 de dezembro do ano da prova. Este é o cumprimento das Regras Oficiais da CBAt, no seu artigo 10, paragrafo 11, da norma 7. Qualquer descumprimento desta será punido com a desclassificação na prova.

1.2.2 A idade mínima para participação nas equipes compostas por 4 atletas na ASRD é de 18 anos, completos até 31 de dezembro do ano da prova. Este é o cumprimento das Regras Oficiais da CBAt, no seu artigo 10, paragrafo 11, da norma 7. Qualquer descumprimento desta será punido com a desclassificação na prova

1.2.3 idade mínima para participação nas equipes compostas por 8 atletas na ASRD é de 14 anos, completos até 31 de dezembro do ano da prova. Este é o cumprimento das Regras Oficiais da CBAt, no seu artigo 10, paragrafo 11, da norma 7. Qualquer descumprimento desta será punido com a desclassificação na prova. Se o/a atleta for menor de 18 anos, será necessário o envio no momento da inscrição, de uma autorização por escrito do pai ou responsável, com firma reconhecida e acompanhada de cópia autenticada de um Documento de Identidade do pai ou responsável para o e-mail contato@grupolatin.com.br, a mesma deverá ser entregue no ato da entrega de kit, conforme indicado no Item 4 deste Regulamento.

1.3 Não podem participar da ASRD atletas que estejam suspensos ou cumprindo qualquer tipo de punição imposta por Confederações ou Federações.

1.4 Poderão ser realizados exames antidoping para os PARTICIPANTES vencedores do EVENTO, a critério da ORGANIZAÇÃO.

2. REGRAS GERAIS

2.1 Ao participar deste EVENTO, o PARTICIPANTE assume total responsabilidade pelos dados fornecidos, aceita e acata totalmente o REGULAMENTO e suas regras, assume as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e depois do EVENTO.

2.2 Ao participar deste EVENTO, o PARTICIPANTE autoriza gratuitamente o ORGANIZADOR a utilizar sua imagem, inclusive direito de arena, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos a televisão ou qualquer outro tipo de transmissão e/ou divulgação, promoções, internet e qualquer mídia em qualquer tempo.

2.3 Ao se inscrever no EVENTO, o PARTICIPANTE disponibiliza seus dados e autoriza os ORGANIZADORES, PATROCINADORES, APOIADORES, REALIZADORES e PARCEIROS, para que a qualquer tempo enviem, no endereço eletrônico ou físico (ou qualquer outro fornecido), informativos, mala-direta ou qualquer outro tipo de correspondência.

2.4 Ao se inscrever no EVENTO, o PARTICIPANTE o faz de forma pessoal, podendo efetuar a troca de PARTICIPANTE até o dia 19 de outubro de 2014. Não haverá reembolso, por parte da ORGANIZAÇÃO, bem como, por seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados ou portados pelos PARTICIPANTES no EVENTO, independentemente de qual for o motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que por ventura os PARTICIPANTES venham a sofrer durante a Prova.

2.5 Haverá para atendimento emergencial aos participantes, um serviço de apoio médico com ambulâncias para prestar o primeiro atendimento e eventuais remoções. A continuidade do atendimento médico propriamente dito, tanto de emergência como de qualquer outra necessidade, será efetuada na REDE PÚBLICA hospitalar, sob responsabilidade desta. A ORGANIZAÇÃO não tem responsabilidade sobre as despesas médicas que o PARTICIPANTE venha a ter após a Prova.

2.6 Recomendamos uma rigorosa avaliação médica, inclusive a realização de teste ergométrico prévio para todos os PARTICIPANTES, anteriormente a data da Prova.

2.7 O PARTICIPANTE ou seu/sua acompanhante responsável poderá se decidir por outro sistema de atendimento médico (remoção/transferência, hospital, serviço de emergência e médico, entre outros), eximindo a ORGANIZAÇÃO de qualquer responsabilidade, direta ou indireta, sobre as consequências desta decisão.

2.8 O PARTICIPANTE assume que participa deste EVENTO por livre e espontânea vontade, isentando de qualquer responsabilidade os ORGANIZADORES, REALIZADORES e PATROCINADORES, em seu nome e de seus sucessores.

2.9 A segurança do EVENTO receberá apoio dos órgãos competentes e haverá monitores para a orientação dos participantes.

2.10 Serão colocados, à disposição dos PARTICIPANTES inscritos, Sanitários e Guarda-Volumes na região da LARGADA e da CHEGADA da Prova.

2.11 A ORGANIZAÇÃO não recomenda que sejam deixados VALORES no Guarda-Volumes, tais como: relógios, roupas ou acessórios de alto valor, equipamentos eletrônicos, de som ou celulares, cheques, cartões de crédito, entre outros.

2.12 A ORGANIZAÇÃO não se responsabilizará por qualquer objeto deixado no Guarda-Volumes, uma vez que se trata de um serviço de cortesia da Prova.

2.13 A ORGANIZAÇÃO do EVENTO, bem como seus PATROCINADORES, APOIADORES e REALIZADORES, não se responsabilizam por prejuízos ou danos causados pelo PARTICIPANTES inscrito no EVENTO, seja ao patrimônio público, a terceiros ou outros PARTICIPANTES, sendo esses de única e exclusiva responsabilidade do Autor.

2.14 Não haverá reembolso, por parte da ORGANIZAÇÃO, bem como de seus PATROCINADORES, APOIADORES e REALIZADORES, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos PARTICIPANTES no EVENTO, independentemente de qual seja o motivo, nem por qualquer extravio de material ou prejuízo que porventura os PARTICIPANTES venham a sofrer durante a participação no EVENTO.

2.15 A ORGANIZAÇÃO poderá suspender o EVENTO por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior.

2.16 Os acessos às áreas de CONCENTRAÇÃO e de LARGADA serão sinalizados, sendo proibido pular as grades que delimitam estas áreas para entrar na pista no momento da LARGADA ou em qualquer outro momento, sob qualquer pretexto.

2.17 Qualquer reclamação e/ou recurso sobre o resultado EXTRAOFICIAL da competição deverá ser feita, por escrito, à ORGANIZAÇÃO, no dia do EVENTO, em até 30 minutos após a sua divulgação. Porém, caso essa reclamação seja a respeito do resultado divulgado no site do EVENTO, o prazo máximo para qualquer alteração será de até 30 dias após a primeira publicação do resultado no site do EVENTO.

2.18 O posicionamento escolhido pelo PARTICIPANTE nos locais de LARGADA, disponíveis no EVENTO, previstos no REGULAMENTO, no Manual do PARTICIPANTE ou disponibilizados pela ORGANIZAÇÃO, são de única e exclusiva responsabilidade do PARTICIPANTE.

3. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO DO REVEZAMENTO

3.1 As equipes poderão ser compostas por 02 (dois), 04 (quatro) ou 08 (oito) atletas. Será declarada vencedora as 3 primeiras equipes masculinas e femininas citadas acima que primeiro completarem os 42,200quilômetros pelo circuito completo de Interlagos.

3.1.1 A ordem da corrida deverá seguir impreterivelmente a ordem cadastrada no Sportpass.

3.2 Cada circuito terá a distância de 5.275 metros, sendo que todas as equipes devem dar oito voltas completas, perfazendo o total de 42.200 metros.

3.3 Para que as equipes considerem sua participação na corrida completa, terão que percorrer necessariamente os 42,2 quilômetros do circuito.

3.4 As equipes compostas por 08 (oito) atletas receberão um conjunto contendo 08 (oito) números de peito e 08 (oito) chips. As equipes compostas por 04 (quatro) atletas receberão um conjunto contendo 04 (quatro) números de peito e 04 (quatro) chips e as equipes compostas por 02 (dois) atletas receberão um conjunto contendo 02 (dois) números de peito e 02 (dois) chips.

3.5 Nas equipes compostas por 08 (oito) atletas, cada um dos integrantes deve dar 01 (uma) volta completa pelo circuito. Nas equipes compostas por 04 (quatro) atletas, cada um dos integrantes deve dar 02 (duas) voltas SEGUIDAS completas pelo circuito. Nas equipes compostas por 02 (dois) atletas, cada um dos integrantes deve dar 04 (quatro) voltas SEGUIDAS completas pelo circuito. A contagem dessas voltas é de responsabilidade dos atletas, sendo que a ORGANIZAÇÃO vai MONITORAR o cumprimento desta norma.

3.5.1 Cada chip somente poderá ser utilizado e terá validade da seguinte forma: 01 (uma) volta para as equipes de 08 (oito) atletas; 02 (duas) voltas para as equipes de 04 (quatro) atletas e 04 (quatro) voltas para as equipes de 02 (dois) atletas, sendo que as equipes que tiverem menos atletas do que o determinado para a sua categoria, podem repetir o atleta, desde que ele passe a portar/troque o conjunto de número de peito e chip correspondente. As equipes que não seguirem esta regra serão desclassificadas.

3.6 Para ingressar na área da LARGADA, o atleta que dará a primeira volta para a sua equipe deverá, obrigatoriamente, portar a munhequeira de revezamento, o número de peito e o chip da primeira volta.

3.7 O NÚMERO DE PEITO deverá ser fixado na frente da camiseta do participante.

3.8 É obrigatório o uso do NÚMERO DE PEITO, sendo que qualquer mutilação dos números implicará a desclassificação do atleta e da equipe.

3.9 Haverá diferenciação de cor de números de participação por tipo de equipe 2 / 4 / 8 pessoas.

3.9.1 A munhequeira de revezamento deverá ser passada para o segundo atleta, e assim sucessivamente, até o último que completar a Prova.

3.10 O revezamento dos atletas deverá ser feito obrigatoriamente nos locais determinados pela ORGANIZAÇÃO. O acesso a esses locais somente será permitido em horários predeterminados, que estarão detalhados no Manual do Atleta, a ser entregue no Kit e nas portas de acesso de cada box ou na área reservada para a equipe.

3.11 Haverá um sistema de som permanente, que fará as chamadas de acesso 15 minutos antes de cada hora predefinida, sendo de responsabilidade do atleta a presença no ponto de partida de cada volta.

3.12 Outras informações adicionais estarão no Manual do Atleta.

4. KIT DE PARTICIPAÇÃO

4.1 A entrega do Kit será feita em local e dias a serem informados oportunamente pela ORGANIZAÇÃO da Prova. Não serão entregues Kits após as datas estipuladas para retirada.

4.2 Para retirar o Kit do PARTICIPANTE, é necessário o responsável pela inscrição da equipe apresentar: – Documento de Identidade com foto original (RG ou Carteira de Motorista); – Cópia autenticada de autorização dada por pai ou responsável de menor de 18 anos para a participação deste menor na Prova; e – COMPROVANTE DE PAGAMENTO ou o BOLETO BANCÁRIO pago ORIGINAL (não serão aceitas cópias, em hipótese alguma), sendo que a autorização e o comprovante de pagamento serão retidos na entrega do kit.

4.3 Para terceiros retirarem o kit do PARTICIPANTE, são necessários os mesmos documentos acima mencionados. Caso não tenha o documento original, o PARTICIPANTE poderá apresentar uma cópia autenticada dos documentos do PARTICIPANTE (não serão aceitas cópias não autenticadas, em hipótese alguma).

4.4 A declaração com o número de peito, enviada por e-mail pela ORGANIZAÇÃO aos PARTICIPANTES, não é válida como comprovante de pagamento.

4.5 O tamanho da camiseta deverá ser escolhido no ato da inscrição. Não serão efetuadas trocas referentes ao tamanho da camiseta.

5. RETIRADA DO CHIP

5.1 O responsável pela equipe deverá retirar, das 6h às 7h30, no local da Prova, no domingo, 16 de novembro de 2014, a munhequeira de revezamento com os chips da equipe.

5.2 Na hora da retirada dos chips, o responsável deverá conferir a ordem dos chips e do

número de peito, bem como o cadastro com a ordem de entrada dos atletas no revezamento. Os chips estarão na mesma quantidade e ordem dos números de peito, ou seja, oito chips para as equipes de oito atletas, quatro chips para as equipes de quatro atletas e dois chips para as equipes de dois atletas. Os atletas que porventura forem participar de mais de um trecho devem, obrigatoriamente, trocar o número de peito e o chip.

5.3 Não serão aceitas reclamações cadastrais depois da retirada e verificação do chip.

5.4 O chip deverá ser fixado no cadarço do tênis do pé esquerdo, na posição vertical.

5.5 Ao final de sua participação, cada atleta deverá trocar o seu chip pelas medalhas de participação.

5.6 O atleta que não utilizar corretamente o chip não poderá ser classificado.

5.7 A equipe que perder ou extraviar os chips deverá pagar à ORGANIZAÇÃO da Prova o valor de R$ 100,00 (cem reais) por cada chip perdido ou extraviado. Para a equipe que não devolver todos os chips, será emitido um boleto de cobrança referente ao custo total do(s) chip(s) faltante(s).

6. FORMAS, LOCAIS DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTO

6.1 As inscrições serão limitadas a 555 (quinhentos e cinquenta e cinco) equipes de 08 (oito) pessoas cada; 375 (trezentos e setenta e cinco) equipes de 04 (quatro) cada; e 130 (cento e trinta) equipes de 02 (dois) cada, sendo as inscrições encerradas no dia 01 de novembro de 2014, ou quando for atingido o número máximo de inscritos ou a critério da ORGANIZAÇÃO, em qualquer tempo e hora.

6.2 O valor da inscrição é de R$ 125,00 (cento e vinte e cinco reais) por PARTICIPANTE,até dia 1 de setembro. Após dessa data o valor muda para R$135,00 por PARTICIPANTE mais taxa de 8% de comodidade da ferramenta de inscrição.

6.3 Não haverá reembolso de inscrição, por parte da ORGANIZAÇÃO, às equipes e/ou atletas que participarem ou não do evento, por qualquer que seja o motivo.

6.4 As inscrições serão feitas apenas online, pelo site Ayrton Senna Racing Day: www.ayrtonsennaracingday.com.br.

6.5 Depois de preenchido e enviado o formulário de inscrição, o atleta optará pela forma de pagamento sendo boleto bancário ou cartão de crédito. Após o pagamento, observa-se a confirmação da inscrição pelo status de pagamento ‘Efetuado’ no campo ‘Minhas inscrições’ no cadastro do responsável pela equipe.

6.6 Guarde estes recibos originais, pois devem ser apresentados na retirada do Kit.

6.7 Os valores das inscrições serão revertidos para o Instituto Ayrton Senna.

6.8 A ORGANIZAÇÃO poderá, a qualquer tempo, suspender ou prorrogar prazos ou ainda adicionar ou limitar o número de inscrições do EVENTO em função de necessidades/disponibilidades técnicas/estruturais, sem prévio aviso.

7. PRÊMIOS PARA A CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPES

7.1 Serão entregues troféus, para efeito de premiação, às equipes divididas em duas categorias: masculina e feminina, sendo considerada equipe feminina a equipe composta exclusivamente por atletas do sexo feminino, bem como a equipe masculina toda equipe que possuir ao menos um atleta do sexo masculino na sua composição, independentemente do número de componentes.

7.2 Serão premiadas as 03 (três) primeiras equipes, masculinas e femininas, que completarem o revezamento, em cada uma das três categorias, ou seja: equipes com 08 (oito) atletas; equipes com 04 (quatro) atletas; e equipes com 02 (dois) atletas.

7.3 Para o cômputo do tempo total da equipe será considerado o tempo desde o sinal de LARGADA até que o último atleta complete a última volta para a sua equipe, incluindo-se os tempos de troca (revezamento) dos atletas.

7.4 Todos os atletas que completarem a Prova receberão medalhas finisher.

8. DÚVIDAS

8.1 Para eventuais dúvidas, acesse nosso FAQ, disponível no site Ayrton Senna Racing Day: www.ayrtonsennaracingday.com.br.

9. PREMIAÇÃO ESPECIAL

9.1 A ORGANIZAÇÃO do EVENTO, a seu critério, poderá inserir premiação especial a qualquer momento da Prova.

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

10.1 O PARTICIPANTE que, em qualquer momento, deixe de atender as regras descritas neste REGULAMENTO, ou por omissão deixe de comunicar (com registro por escrito e devidamente recebido pelos ORGANIZADORES) à ORGANIZAÇÃO qualquer impedimento de sua parte, poderá a qualquer tempo ser desclassificado deste EVENTO.

10.2 A ORGANIZAÇÃO da ASRD poderá alterar este Regulamento, total ou parcialmente, sem aviso prévio.

10.3 A ASRD poderá ser cancelada caso condições adversas de tempo ou outras que coloquem em risco a integridade física dos participantes e/ou espectadores, não havendo devolução do valor de inscrição para estes casos.

10.4 As dúvidas e/ou omissões deste Regulamento ou no decorrer da Prova serão dirimidas pela Comissão Organizadora da ASRD e/ou Organizadores/Realizadores, de forma soberana, não cabendo qualquer tipo de recurso.

10.5 De acordo com parecer técnico da Federação Paulista de Atletismo:

10.5.1 Será permitida a participação de atletas PNE (deficiente auditivo, visual e mental) desde que sejam acompanhados por guia que será responsável pelo envio da autorização por escrito

e com firma reconhecida. A autorização deverá estar acompanhada com cópia de um documento de identidade de ambos que deverá ser enviados juntamente com a solicitação de inscrição através do e-mail a contato@grupolatin.com.br;

10.5.2 Não será permitida a participação de cadeirantes (Handcyle), por: se tratar de uma Maratona de Revezamento onde o percurso estará em toda sua extensão com presença de público e por ser uma corrida que acontece dentro do Autódromo de Interlagos, onde sua pavimentação é apropriada para atingir velocidade, desta forma, dando risco de acidente no percurso da prova.

10.6 Não haverá premiação diferenciada para atletas PNE.

Cogumelos fazem você logo pensar em alucinógenos? É verdade que existem alguns gêneros desse tipo, popularizados pela cultura pop, mas não é deles que estamos falando, claro. Os cogumelos que valem a pena ser incorporados ao cardápio só produzem benefícios ao organismo. E sabe por quê? Esses fungos são ricos em substâncias antioxidantes, aquelas que combatem o envelhecimento das células, têm fibras alimentares, que facilitam a digestão e o bom funcionamento do intestino, além de controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, e folatos, que ajudam na prevenção de problemas cardiovasculares, doenças degenerativas, câncer e mal de Alzheimer.




Tem muito mais: apesar de em menor quantidade do que em um bife ou na soja, o alimento também tem proteína – cerca de 2,3 g em 100 g de cogumelo. E você bem sabe que esse nutriente ajuda na formação da massa muscular. Precisa de mais motivos para adotar o precioso ingrediente em suas refeições? Então confira o próximo, que pode ser definitivo: “Todos os tipos de cogumelos apresentam baixo valor calórico e baixo teor de lipídeos”, afirma a nutricionista Andrea Andrade, da RG Nutri, em São Paulo. Em números, isso se traduz em cerca de 35 calorias e menos de 5% de gordura por 100 g de cogumelos (veja a tabela completa no boxe). Todos esses benefícios foram confirmados recentemente em uma pesquisa da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, que determinou pela primeira vez os valores nutricionais dos cogumelos cultivados no Brasil.

Esses fungos que se transformam em frutos contabilizam milhares de espécies entre os tipos comestíveis e os não comestíveis. Vários deles destinados ao consumo são cultivados no Brasil e vendidos em feiras, supermercados e lojas especializadas e podem ser frescos, secos ou em conserva. Os mais populares entre nós são os cogumelos de Paris, também chamados de champignons, o shitake e o shimeji, tão comuns nos menus japoneses, e o hiratake. Para completar, outra boa notícia: eles não exigem grandes malabarismos culinários, pois são de preparo fácil e rápido. Portanto, pode ser uma boa opção para um jantarzinho de última hora. Então, aprenda a identificar os tipos mais comuns e como combiná-los com outros ingredientes. Mãos à obra e arrase.



Cogumelo de Paris

Como é: de cor clara, tem formato de chapéu e textura lisa na parte superior.

Combina com: “Ingredientes mais aromáticos, pois, de todos os cogumelos, é o menos delicado”, explica Renato Caleffi, chef do Le Manjue Bistrô, em São Paulo, e especialista em gastronomia orgânica. Cai bem com saladas, estrogonofe e pratos orientais com shoyu e ervas fortes, como o estragão, que mascarariam o sabor de cogumelos mais delicados.



Cogumelo Portobello

Como é: semelhante ao cogumelo de Paris, é um tipo de cogumelo maior e um pouco mais escuro.

Combina com: massas, risotos, polenta, molhos, saladas e ervas. Também é delicioso grelhado com um bom azeite.



Shimeji

Como é: em forma de cacho, é um dos cogumelos de sabor mais delicado. Além do tipo comum, o shimeji pode ser branco ou salmão.

Combina com: pratos mais suaves, como peixes, frango e saladas. É também um ótimo ingrediente para sopas, saladas e molhos de massas, ensina o chef Caleffi.



Shitake

Como é: tem forma de chapéu, é grande e escuro. Tem sabor mais intenso e ácido.

Combina com: peixes, carnes, massas, risotos, molhos orientais e até pizzas.



Funghi secchi

Como é: fungo desidratado, com sabor levemente defumado.

Combina com: molhos, carnes, massas e pratos pesados.



Hiratake

Como é: pode ter cor salmão, marrom, cinza ou branca. Gosto um pouco adocicado.

Combina com: massas, risotos, sopas e saladas. Também é gostoso empanado.



Cogumelos marinados

700 g de cogumelos de Paris lavados e fatiados

1 colher (sopa) de pimenta calabresa em flocos

5 colheres (sopa) de orégano seco

Raspas e suco de 1 limão siciliano

1 xícara (café) de folhas de manjericão fresco

250 ml de azeite

Sal a gosto

Folhas verdes à sua escolha (calcule um prato por pessoa)



Junte todos os temperos ao azeite, misture e regue as fatias de cogumelo com o molho. Deixe marinar por 30 minutos e, durante esse período, mexa de vez em quando para que as fatias de cogumelo peguem bem o tempero. Para finalizar, ajuste o sal e sirva com folhas verdes.

Rende 7 porções

Fonte: Roberta Ciasca, chef do restaurante Oui Oui, no Rio de Janeiro



Bruschetta de cogumelos

4 fatias de pão italiano

1 dente de alho inteiro sem casca

1 dente de alho picado

100 g de cogumelos variados (Paris, shitake e shimeji)

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de manteiga

Salsinha picada a gosto

Sal e pimenta a gosto



Fatie os shitakes sem os talos, corte o miolo dos shimejis e fatie os cogumelos de Paris com os talos. Misture todos. Grelhe as fatias de pão italiano (cerca de dois minutos para cada lado) e esfregue 1 dente de alho em um lado. Aqueça um pouco de óleo e adicione os cogumelos, o alho, o sal e a pimenta. Coloque a salsa e a manteiga e retire do fogo. Coloque sobre os pães.

Rende 4 porções

Fonte: Erik Nako e Cristiano Lanna, da Prima Bruschetteria, no Rio de Janeiro



Salada de quinua e cogumelos

200 g de quinua cozida

1 cenoura cortada em palitos

100 g de shitake em tiras

100 g de shimeji cortado

50 g de azeitonas pretas picadas

50 g de vagem pré-cozida

50 g de tomate cortado em cubos

1 ciboullete picada

Azeite trufado a gosto

Vinagre balsâmico a gosto

Suco de 1 limão

25 ml de saquê

Sal a gosto



Refogue os cogumelos com azeite e sal. Quando estiverem macios, adicione o saquê e cozinhe por mais um minuto. Numa tigela, tempere a quinua, a cenoura, a azeitona, a vagem, o tomate e a ciboullete com sal, azeite trufado, vinagre balsâmico e suco de limão.

Rende 4 porções



Fonte: Roberta Ciasca, chef do restaurante Oui Oui, no Rio de Janeiro

terça-feira, 5 de agosto de 2014


Em parceria com o fotógrafo Léo Souza a Liv Nutrition / Roupas Memo Fitness, Luis Sá e a Biofitness realizamos um ensaio fitness para promover a qualidade de vida.
Como cenário a própria academia que recepciona diariamente alunos e amigos que gostam de estar bem consigo mesmo, a modelo Marina Negri deu mais beleza ao ensaio.