quarta-feira, 29 de abril de 2015

Chá de hibisco: a bebida que combate a gordura da barriga e quadris

Ele ainda controla os níveis de colesterol, pressão arterial e tem ação diurética

POR BRUNA STUPPIELLO / MINHA VIDA.

Chá de hibisco evita o acúmulo de gordura - Foto: Getty Images
chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamadaHibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins. Devido a esta planta, a bebida é rica em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris.  
Este último ocorre porque o chá reduz a adipogênese, processo no qual ocorre a maturação de células pré-adipócitas que se convertem em adipócitos maduros, capazes de acumular gordura no corpo. 
Outros estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol bom, HDL, diminuir o colesterol ruim, LDL, triglicerídeos e a pressão arterial. 

Principais nutrientes do chá de hibisco

Chá de hibisco - 200 ml - um copo
Calorias74 kcal
Proteínas0,86 g
Gorduras totais1,3 g
Carboidratos14,82 g
Fibras0,6 g
Açúcar total12 g
Ferro17,28 mg
Magnésio2 mg
Fósforo6 mg
Potássio18 mg
Sódio6 mg
Vitamina C36,8 mg
Tiamina - Vitamina B12,55 mg
Riboflavina - Vitamina B20,198 mg
Ácido fólico2 mcg
Vitamina A30 mcg
Cálcio2 mg
Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.                  
Confira qual a porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes que a porção recomendada, 200 ml (um copo), deste chá carrega: 
  • 213% de vitamina B1
  • 123% de ferro
  • 82% de vitamina C
  • 15% da vitamina B2
  • 5% de vitamina A
*Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seu valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. 

O cálice da flor utilizado para elaborar o chá de hibisco é rico em vitamina B2 (riboflavina), que auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos, e a vitamina B1 (tiamina). Todas vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro. 
O chá ainda possui boas quantidades de ferro, que atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. A Vitamina A, que conta com um efeito antioxidante e é necessária para a visão, sistema imunológico, pele e saúde óssea, e a vitamina C, que protege o organismo contra a baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele, também estão presentes na bebida.  
A bebida conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras. 
Outro flavonoide interessante é a quercetina que ajuda a proporcionar uma ação diurética. Os ácidos orgânicos, como os ácidos cítricos, hibístico e málico, também possuem ação antioxidante e estão presentes em boas quantidades no chá de hibisco.

Benefícios do chá de hibisco

Chá de hibisco tem ação diurética - Foto: Getty Images
Chá de hibisco tem ação diurética
Evita o acúmulo de gordura: Uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia concluiu que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no corpo. 

Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris. Ainda não está claro qual é a substância presente na bebida que é responsável pelo benefício. Porém, acredita-se que a ação antioxidantes dos flavonoides antocianina e quercetina contribuem para reduzir o depósito de gordura.

Ação diurética: O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia observou que o flavonoide quercetina presente na bebida é um dos nutrientes que ajuda a proporcionar esta ação. 

Outra pesquisa publicada pela Planta Medica, da Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, concluiu que o chá age na aldosterona, hormônio secretado pelas suprarrenais que regulam o balanço eletrolítico do organismo favorecendo a ação diurética. Ainda não foram identificados quais os nutrientes que proporcionam o benefício. 

Controla o colesterol: Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine feito com 53 pacientes portadores de diabetes concluiu que o consumo do chá de hibisco contribui para a diminuição do colesterol ruim, LDL, e aumento do colesterol bom, HDL. A bebida diminuiu o colesterol LDL em 8% e aumentou o HDL em 16,7%. 

O mesmo estudo comparou o chá de hibisco com o chá preto e observou que o primeiro é mais eficiente para o combate do colesterol do que o segundo. Isto porque o preto apenas aumentou o HDL, mas diminuiu o LDL. O chá de hibisco é tão interessante para pessoas que possuem problemas com os níveis de colesterol por ser rica em substâncias com ação antioxidante.  

Controla a pressão arterial: Um estudo publicado no Journal of Nutrition concluiu que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. A pesquisa contou com 65 pacientes que tiveram os níveis de pressão arterial reduzidos. Os estudiosos acreditam que alguns flavonoides presentes na bebida proporcionariam este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial. 

Bom para o cérebro: O chá de hibisco conta com boas quantidades de vitaminas B1 e B2. Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro.

Quantidade recomendada do chá de hibisco

Chá de hibisco controla o colesterol - Foto: Getty Images
Chá de hibisco controla o colesterol
A orientação é consumir um copo de 200 ml de chá de hibisco. Para cada copo deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá, ou dois a três pacotinhos de chá.  

Como consumir o chá de hibisco

Caso utilize a flor a granel, procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades. Separe 200 ml de água, deixe ferver e após isso adicione de 4 a 6 gramas, equivalente a uma colher de chá, da flor seca. Mantenha a bebida por três minutos no fogo e após isso ela pode ser consumida. 

Compare o chá de hibisco com outros chás

NutrientesChá de hibisco - 200 ml - um copoChá-preto - 450 mlChá mate - 1 litro
Calorias74 kcal1 kcal30 kcal
Proteínas0,86 g0 g0 g
Gorduras totais1,3 g0 g1 g
Carboidratos14,82 g0.3 g6 g
Fibras0,6 g0 g0 g
Cálcio2 mg0 mg10 mg
Ferro17,28 mg0.01 mg0 mg
Magnésio2 mg1 mg20 mg
Fósforo6 mg1 mg0 mg
Potássio18 mg21 mg50 mg
Sódio6 mg0 mg0 mg
Vitamina C36,8 mg0 mg0 mg
Tiamina - Vitamina B12,55 mg0 mg8,9 mg
Riboflavina - Vitamina B20,198 mg0.014 mg0 mg
Ácido fólico2 mcg5 mcg0 mcg
Vitamina A30 mcg0 mcg0 mcg
Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco - versão 2, UNICAMP 
O chá de hibisco possui quantidades do flavonoide antocianina, um poderoso antioxidante, tão relevantes quanto as frutas vermelhas e roxas, como a amora, morango e mirtilo (blue berry). Comparado com outros chás, o de hibisco é rico em vitaminas A e C e em ferro, enquanto o preto e o mate não possuem estes nutrientes. 

Combinando o chá de hibisco

Chá de hibisco + alimentos termogênicos: Pessoas que pretendem emagrecer podem combinar o chá de hibisco com um alimento termogênico. Isto porque o primeiro irá evitar que a gordura se acumule na região do abdômen e quadris enquanto o segundo será capaz de aumentar o gasto energético. Uma boa opção de bebida termogênica é o chá verde. 

Contraindicações

É interessante que gestantes e lactantes evitem o chá de hibisco. Isto porque alguns estudos preliminares apontaram que a bebida possui ação mutagênica, ou seja pode interferir na estrutura dos genes do bebê, trazendo problemas. 

Riscos do consumo excessivo

Por ter ação diurética, o consumo em excesso do chá de hibisco pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta destas substâncias pode levar à desidratação. 

Onde encontrar O extrato seco da flor de hibisco pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.            


Fontes consultadas: 
Andrea Dario Frias, doutora em ciência da nutrição e Ph.D em nutrição, coordenadora do centro de pesquisas Sanavita. Alexandros Botsaris, clínico geral e fitoterapeuta, presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia. Maria Angélica Fiut, nutricionista e fitoterapeuta, membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT). 


Provavelmente você pensa na aveia como esses flocos que são colocados no leite ou no iogurte para tomar café da manhã. No entanto, este cereal tem muito mais usos. Neste artigo, contaremos a você quais são os benefícios da água de aveia e como prepará-la. Tudo isso no texto a seguir.


Por que é bom consumir água de aveia?
Basicamente suas propriedades decorrem do fato de a aveia ter uma grande quantidade de fibras, mais que qualquer outro grão ou cereal. Isso se traduz em muitos benefícios para a nossa saúde, como por exemplo, a redução da pressão arterial, a melhora de problemas estomacais e gástricos, a perda de peso e o tratamento de doenças cancerígenas.
A água de aveia é usada para limpar o canal intestinal e purificar a corrente sanguínea. Ela é útil tanto para prevenir quanto para curar diversas doenças, pois proporciona um bem estar geral para o organismo, principalmente no que diz respeito ao aparelho digestivo e excretor. No caso específico do intestino, ela serve para lubrificá-lo, ajudar a eliminar as toxinas e beneficiar o organismo.
Recomenda-se beber a água de aveia pelas manhãs, de preferência em jejum. Posteriormente, podemos tomar um segundo copo por volta do meio dia, antes do almoço, e outro mais à noite, antes do jantar. Isso fará com que você se sinta mais satisfeito e não com umapetite feroz que acaba com qualquer prato em questão de segundos.
Algumas pessoas indicam que antes de fazer um tratamento com água de aveia para desintoxicar o organismo é preciso realizar uma rotina de depuração geral do corpo, que dura aproximadamente uma semana. Após este período, você pode tomá-la conforme indicamos antes.

Usos e benefícios da água de aveia

Podemos destacar as seguintes aplicações e vantagens da água de aveia:
  • Reduzir os níveis de colesterol no sangue, por limpar as artérias
  • Estabilizar os níveis de açúcar no sangue, já que nos oferece saciedade sem aumentar a produção de glicose
  • Reduzir o risco de câncer, principalmente o câncer de cólon,pois não permite o acúmulo de toxinas no intestino.
batida-de-aveia
  • Reduzir a hipertensão, assim como ocorre com o colesterol, ao limpar o sangue.
  • Contribuir para a evacuação intestinal, já que melhora a flora e evita a prisão de ventre.
  • Contribuir para o emagrecimento, pois proporciona saciedade e permite ir ao banheiro regularmente.
  • Melhorar o rendimento no esporte, sendo um complemento ideal para os atletas ou para as pessoas que praticam atividade física (deve-se tomar um copo de água de aveia antes de iniciar o treino).
  • Melhorar a qualidade do sono, o que faz da água de aveia um remédio caseiro contra a insônia.

A água de aveia para emagrecer

A maioria das pessoas que consomem a água de aveia o fazem pela capacidade deste líquido de ajudá-las a perder peso. Tudo isso é graças à quantidade de fibras que são ingeridas em um simples copo desta bebida.
Além disso, ela apresenta uma quantidade pequena de calorias, gorduras e açúcares, o que proporciona uma menor ingestão de alimentos doces, por isso ela é perfeita para quando estivermos nos sentindo muito ansiosos e com vontade de comer sobremesas e guloseimas.
aveia2
As pessoas que fazem dieta costumam passar fome. Esta definitivamente não é a melhor opção, mas é o que ocorre. A boa notícia é que a água de aveia nos proporciona saciedade durante várias horas e evita os típicos barulhos do estômago que surgem quando temos fome e queremos comer. É possível acompanhar a água de aveia com outros alimentos ricos em fibras, como por exemplo, o coco ralado, a banana, os morangos, a canela, o cravo-da-índia, a baunilha e o cardamomo, que além disso, também oferecem um sabor ainda mais delicioso à preparação.

Receitas para fazer água de aveia

Se você quiser consumi-la sozinha, faça isso no café da manhã (antes de comer, ou seja, em jejum). Ela pode fazer parte de receitas como batidas, biscoitos assados, molhos e sopas. Não tem um gosto muito forte, por isso é versátil e pode ser consumida tanto com alimentos doces quanto salgados.
bebida-de-aveia

Receita N°1 de água de aveia

Ingredientes:

  • 3 copos de água
  • 1 copo de flocos de aveia
  • 4 colheres de missô de cevada

Preparo

Ferva a água. Retire do fogo, acrescente os flocos de aveia e deixe de molho durante 30 minutos. Adicione a cevada e misture bem. Já está pronta para consumir. Se quiser, você pode filtrá-la e guardá-la em um recipiente de vidro.

Receita N°2 de água de aveia

Ingredientes:

  • 1 copo de flocos de aveia
  • 5 copos de água
  • 2 colheres de missô de cevada

Preparo

Neste caso, vamos ferver a aveia. Coloque a água para ferver e quando entrar em ebulição acrescente a aveia. Cozinhe durante 10 minutos. Retire a panela do fogo e deixe que ela esfrie até ficar à temperatura ambiente. Adicione o missô e mexa bem. Cubra o recipiente com um pano e deixe reservado durante toda a noite. Pela manhã, coloque a mistura no liquidificador e bata bem. Deve ser consumido frio e em jejum.

Receita N°3 de água de aveia

Ingredientes:

  • 1 copo de água (200ml)
  • 1 colher de flocos ou farelo de aveia
  • Mel, açúcar orgânico, canela ou stevia (adoçante a gosto)

Preparo

Esta última opção conta com um adoçante natural. Faça esta receita à noite e, se quiser mais porções, multiplique as quantidades dos ingredientes. Coloque a aveia na água e logo em seguida acrescente também o adoçante de sua escolha. Reserve durante toda a noite e beba pela manhã, em jejum logo após acordar. Você pode tomá-la gelada, morna, quente, como preferir.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Nada melhor do que fortalecer o organismo para prevenir contra males e infecções e, ao mesmo tempo, fazer um detox para expulsar as toxinas do corpo. A receita de sopa de agrião, que também leva outros ingredientes, indicada pela nutricionista Vandelí Marchiori, é ótima para a saúde e traz benefícios tanto para quem quer maneirar após aquele dia de muita comilança, como também vai potencializar os resultados de uma alimentação equilibrada.

O vegetal tem importantes componentes capazes de acelerar a cura de doenças e uma vasta gama de nutrientes como minerais, fibras, vitaminas, além de ser um antioxidante natural — ótimo alimento para incluir em receitas detox. Mas os benefícios não param por aí. O agrião reforça o sistema imunológico, combatendo e aliviando doenças respiratórias como asma, sinusite e bronquite. Por conter propriedades expectorantes e descongestionantes, também ajuda na recuperação de resfriados e gripes.

Receita de sopa fortificante 

Ingredientes 

  •  ½ maço de agrião
  •  1 alho poro fatiado
  •  3 cenouras médias em rodelas
  •  ½ nabo médio em cubos
  •  250 g de peito de frango desfiado
  •  2 dentes de alho
  •  ½ cebola picada
  • 1 colher de sopa de óleo de canola ou girassol
  • 2 colher de sopa de salsinha
  • 1,5 l de água
  •  Sal e pimenta à gosto

Modo de preparo 

Refogue  o alho e a cebola no óleo e deixar dourar. Acrescente o frango desfiado, coloque os legumes e as folhas e acrescente a água. Cozinhe até que fiquem macios, se necessário, adicione mais água e tempere com pouco sal. No final junte a salsinha e a cebolinha picadas. Bata tudo no liquidificador e sua sopa cremosa está pronta.


Você acompanha nosso blog há um tempo, admira o esporte, mas ainda não se arriscou a praticá-lo? Deixe a preguiça e o temor de lado e veja dez motivos para entrar no prazeroso e saudável mundo da corrida! 



- A corrida pode ser praticada em qualquer lugar, a qualquer hora e é gratuita. É uma forma de conhecer a sua cidade de uma maneira diferente. É um esporte que te dá liberdade e autonomia para fazer o tempo que quiser e o percurso que tiver vontade.
- Disciplina: O esporte é apaixonante. Com o tempo, surge a necessidade de criar desafios, superar os seus limites. Percebe-se que seguir uma planilha pode trazer melhores resultado.
- Peso: A corrida é um exercício de alta intensidade, ajudando a queimar calorias mais rapidamente em relação a outros esportes. Segundo uma pesquisa irlandesa, um adulto de 63 kg queima 391 calorias em meia hora de corrida intensa.
- Ossos: Correr fortalece os ossos e evita o desenvolvimento de osteoporose.
- Músculos: A corrida fortalece e define a musculatura. Além de melhorar a sua resistência.
- Pulmões: O hábito de correr fortalece o sistema cardiovascular, fazendo com que mais oxigênio seja mandado rapidamente para as áreas do nosso corpo. Isso significa menos esforço com mais exercício.
- Coração: O exercício ativa a circulação, aumentando o fluxo sanguíneo para todo o corpo e fortalecendo as fibras do músculo do órgão, que fica mais eficiente. Estudos americanos indicam que a corrida diminui em pela metade o risco de doenças coronárias.
- Pele: Com o aumento da circulação, nutrientes e oxigênio chegam mais facilmente aos tecidos e expulsam toxinas prejudiciais. É criado um ambiente propício à formação de colágeno, que dá suporte à pele e evita o aparecimento de rugas.
- Cabeça: Estudos americanos indicam que a melhora no sistema cardiorrespiratório turbina o cérebro, melhora a criatividade e garante melhora nos testes mentais. Além disso, a atividade física faz com que o corpo libere endorfinas, hormônio do bem estar e ameniza os estresses diários.
Correr ainda aumenta a autoconfiança e melhora a autoestima. Faz como que você perceba que você pode superar seus limites.
- Vícios: A corrida pode substituir vícios como o cigarro, álcool e compulsões.
Ficou com vontade? Outros motivos poderiam ser listados. Mas para começar e te dar a chance de descobrir sozinho com a experiência.

Fonte: Centauro

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Sabe aquela frutinha usada para temperar e que vai muito bem em uma caipirinha?

lemonkid-sossolteiros

Então, estamos consumindo do jeito errado. Muitas vezes usamos alguns alimentos sem conhecer todos os benefícios à nossa saúde, desperdiçando partes muito mais saudáveis do que pensávamos. É o caso da casca do limão.
Normalmente, utilizamos a polpa da fruta e jogamos o resto fora. O que você provavelmente não sabia é que justamente a casca tem de 5 a 10 vezes mais vitaminas C do que o próprio suco, além de ser rica em potássio.
Segundo alguns estudos, o limão é um dos mais poderosos antioxidantes e antimicrobianos da natureza. Um jeito simples de aproveitar toda fruta é congelando-a antes de consumir, dessa maneira fica bem mais fácil aproveitar a casca em receitas variadas.
raspas-limao-congelado-cancro
Depois de lavar bem a fruta, coloque-a no congelador (em um saco vedado) e só retire quando estiver bem congelada. Depois utilize um ralador para raspá-la, sem descascar.
Uma ótima técnica, para quem não é muito chegado na ideia de frutas no freezer, é congelar apenas a casca ralada. É um pouquinho mais chato ralar in natura, rende menos, mas funciona. O suco da fruta também pode (e deve) ser congelado.
Coloque as raspas onde você preferir: na salada, sopa, molho, suco, sorvete, bebidas… Com o que sobrar da polpa você faz o que der na telha, de caipirinha a um potente acelerador de metabolismo:

6738832_orig

Com essa técnica é possível usufruir todos os incríveis nutrientes oferecidos pelo limão e ainda dar um toque especial de sabor em seus pratos. Vale ressaltar que a fruta pode ficar cerca de 1 ano congelada, e sua validade em temperatura ambiente é de 2 semanas.

quinta-feira, 23 de abril de 2015


A ansiedade está na grande maioria das vezes relacionada com preocupação. A ansiedade materializa-se numa ocupação antecipatória dos recursos da mente sobre algo que acontecerá ou que se receia que aconteça no futuro. No entanto a preocupação pode ser útil quando nos leva a agir e a resolver um problema. Mas se você está preocupado com cenários hipotéticos ou cenários catastróficos, a preocupação torna-se um problema sério. Dúvidas e medos irracionais são paralisantes, desmotivantes e não-produtivos. A ansiedade e consequentemente a preocupação exagerada sugam a sua energia emocional, aumentam os níveis de tensão, e interferem com o seu dia-a-dia, tudo isso sem nenhum retorno positivo. A boa notícia é que o terrível hábito da preocupação crónica é um processamento mental que você pode aprender a diminuir e até mesmo a superar. Você pode treinar a sua mente de forma a ficar mais calmo e controlado, permitindo que olhe a vida sob uma perspectiva mais positiva.


Uma vez accionada a ansiedade, a preocupação segue-se, é como que um subproduto do processamento ansioso da informação. Consequentemente geram-se sentimentos mistos sobre as suas preocupações. As suas preocupações começam a incomodá-lo, passando a manifestar-se de forma sintomática, prejudicando o sono, a concentração, a alimentação, o humor e aumentando os pensamentos de cariz pessimista e catastrófico.
Mas, afortunadamente existem algumas formas de processamento de informação que justificam essas preocupações . Por exemplo, quando você pensa:
  • Talvez eu encontre uma solução.
  • Eu não quero esquecer nada.
  • Se eu ficar pensando um pouco mais, talvez eu possa resolver a situação.
  • Eu não quero ser surpreendido.
  • Eu quero ser responsável.
Todos nós temos uma tendência natural para a preocupação, por isso torna-se difícil desenraizarmos este hábito, porque em certo sentido, as nossas preocupações têm vindo a servir-nos.


PORQUE É TÃO DIFÍCIL PARAR DE SE PREOCUPAR?

Para os mais preocupados, os pensamentos ansiosos são alimentados pelas crenças, ambas, positivas e negativa, que mantêm a inclinação mental desadequada. Do lado negativo, você pode acreditar que a sua preocupação constante é prejudicial, que vai deixá-lo louco ou afetar a sua saúde. Ou que você vai perder o controlo sobre os seus pensamentos, e nunca mais conseguirá controlar a preocupação. No lado positivo, você pode acreditar que a sua preocupação ajuda a evitar as coisas ruins, evita problemas,  e que o prepara para o pior, ou que conduz a soluções.
Crenças negativas, ou preocupar-se com a sua preocupação, faz disparar ainda mais a ansiedade e o ciclo de pensamentos preocupantes irão manter-se. Mas crenças positivas sobre a preocupação podem ser ainda mais prejudiciais. É difícil quebrar o hábito preocupação se você acreditar que a sua preocupação o protege. Para parar a preocupação excessiva e a ansiedade, você deve abandonar a sua crença de que a preocupação serve um propósito positivo. Depois de perceber que a preocupação é o próprio problema, não a solução, você pode recuperar o equilíbrio emocional e reestruturar os padrões mentais para uma forma mais positiva e otimista de ver a vida.
Nota clarificadora: Atenção, neste artigo quando me refiro à preocupação, estou a abordar as ruminações que você pode ter relativamente a uma possível ameaça ou problema, não sendo essa ameaça real, mas sim  imaginada, sem que existam evidências concretas para tal.

PREOCUPAÇÃO E ANSIEDADE – DICA 1: ACEITE A INCERTEZA

A incapacidade de tolerar a incerteza desempenha um papel central no aumento da ansiedade epreocupação. As pessoas que sofrem de preocupação crónica têm um impulso enorme para o esclarecimento de todas as suas dúvida e imprevisibilidade. Elas precisam saber com 100% de certeza o que vai acontecer. Preocupar-se é visto como uma maneira de prever o que o futuro lhes reserva, uma forma de evitar surpresas desagradáveis e controlar os resultados. O problema é que esta estratégia de querer saber o que vai acontecer no futuro e/ou certificar-se que as coisas temidas não irão acontecer, simplesmente não funciona.
Pensando em tudo o que podia dar errado, não torna a vida mais previsível. Você pode sentir-se mais seguro accionando a sua tendência mental para a preocupação, mas é apenas uma ilusão. Focalizando os piores cenários não vai certamente impedir que algumas coisas ruins aconteçam. Apenas irá impedir que você aproveite e goze as coisas boas que tem no  momento presente. Então se você quer parar de se preocupar e pretende aliviar a ansiedade, comece por resolver a sua necessidade de segurança e respostas imediatas.
Desafiar a intolerância de incerteza: A chave para o alívio da ansiedade
Pergunte a si mesmo as seguintes perguntas e anote as suas respostas. Veja se você consegue chegar a um entendimento das desvantagens e problemas de ser intolerante com a incerteza.
  • É possível ter certeza sobre tudo na vida?
  • Quais são as vantagens de querer ter a certeza de todas as coisas, versus as desvantagens? Ou, como é que a necessidade de ter a certeza é algo útil ou prejudicial na vida?
  • Você tende a prever que algumas coisas ruins possam acontecer apenas porque são incertas? Isso é uma coisa razoável a fazer? Qual é a probabilidade de resultados positivos ou neutros acontecerem?
  • É possível viver com uma chance pequena de que algo de negativo pode acontecer, dado que o seu risco é muito baixo?

PREOCUPAÇÃO E ANSIEDADE – DICA 2: CRIE UM PERÍODO PARA A PREOCUPAÇÃO

É difícil ser produtivo e funcional na sua vida diária, quando a ansiedade e a preocupação dominam os seus pensamentos. Simplesmente tentar parar de se preocupar não funciona, pelo menos não por muito tempo. Você pode distrair-se por um momento (o que momentaneamente pode ser benéfico), mas você não pode banir os seus pensamentos ansiosos. Tentar fazer isso muitas vezes torna-os mais fortes e mais incisivos. Mas isso não significa que não existe nada que você possa fazer para diminuir ou superar a sua preocupação. Você precisa de aplicar uma abordagem diferente. Ao invés de tentar suprimir totalmente um pensamento ansioso, uma estratégia que se tem mostrado eficaz é desenvolver o hábito de adiar a preocupação.
Aprenda a adiar a preocupação:
  • Criar um “período para a sua preocupação“. Escolha um horário definido e um lugar para se preocupar. Deve ser o mesmo todos os dias (por exemplo, na sala de estar entre  17:00 – 17:20), tente que seja suficientemente distante da hora de ir dormir para que a ansiedade não lhe prejudique o sono. Durante o seu período de preocupação, você está autorizado a preocupar-se com o que lhe atormenta a mente. O resto do dia, porém, é uma zona livre de preocupações.
  • Adiar a sua preocupação. Se um pensamento ansioso ou preocupação emergir na sua mente durante o dia, faça uma breve nota num bloco de papel e adie o processamento de informação para o seu período de preocupação. Lembre-se que você vai ter tempo para pensar nisso mais tarde, então não há necessidade de se preocupar com isso agora. Guarde-a para mais tarde e continue com as suas atividades.
  • Verifique a sua “lista de preocupações“, durante o período para se preocupar. Reflita sobre as preocupações que você escreveu no bloco de papel durante o dia. Se os pensamentos ainda o estão a incomodar, permita preocupar-se com eles, mas apenas para a quantidade de tempo que você especificou para o período de se preocupar. Com esta estratégia provavelmente as suas preocupações não lhe irão parecer mais importantes, desta forma pode reduzir ou eliminar o seu período para a sua preocupação e aproveitar o resto do seu dia.

PREOCUPAÇÃO E ANSIEDADE – DICA 3: DESAFIE OS PENSAMENTOS NEGATIVOS

Se você sofre de ansiedade e preocupações crónicas , é provável que você olhe para o mundo de maneiras que parecem torná-lo mais perigoso do que realmente é. Por exemplo, você pode superestimar a possibilidade de que as coisas vão sair mal, saltar imediatamente para cenários catastróficos, ou tratar cada pensamento negativo, como se fosse um facto real. Você também pode desacreditar a sua própria capacidade para lidar com os problemas da vida, assumindo que tudo irá correr mal ao primeiro sinal de dificuldade. Estes pensamento irracionais e atitudes pessimistas são conhecidas como distorções cognitivas.
Apesar das distorções cognitivas não serem baseadas na realidade, torna-se difícil para a pessoa contrapor e eliminar este tipo de raciocínio. Muitas vezes, estas distorções são parte de um padrão de pensamento que tem usado ao longo da vida, tornou-se tão automático que nem sequer está totalmente consciente disso. A fim de quebrar esses hábitos de pensamento destrutivo e distorcido e parar a preocupação e ansiedade que eles originam, você deve ganhar motivação para treinar a sua mente com novas formas de raciocínio, instituindo um pensamento positivo e adequado.
Comece por identificar o pensamento perturbador, sendo o mais detalhado possível sobre o que o assusta ou preocupa. Então, ao invés de ver os seus pensamentos como factos, olhe para eles como hipóteses que você está testando no sentido de verificar se vão ao encontro daquilo que quer para si e lhe serve. Ao examinar e desafiar os seus medos e preocupações, você vai desenvolver uma perspectiva mais equilibrada, vai desenvolver equilíbrio emocional.
Pare de se preocupar, questionando o pensamento que o preocupa:
  • Qual é a evidência de que o pensamento é verdadeiro? Isso não é verdade?
  • Existe uma forma mais positiva, realista de encarar a situação?
  • Qual é a probabilidade de que o que eu tenho medo realmente aconteça?
  • Se a probabilidade é baixa, quais serão alguns dos resultados mais prováveis?
  • É o pensamento útil? Como é que preocupar-me com isso me ajudará ou me prejudicará?
  • O que eu diria a um amigo que tenha esta preocupação?
Distorções cognitivas que conduzem à ansiedade e preocupação:
  • Pensamentos de tudo ou nada. Você olha para as coisas pensando de forma categórica e absolutista, como se as coisas tivessem de ser preto ou branco, sem meio termo.” Se eu ficar aquém da perfeição, eu sou um fracasso total”.
  • Hipergeneralização. Você faz generalizações a partir de uma única experiência negativa, esperando que ela se mantenha sempre verdadeira.”Eu não serei contratado para o trabalho;. Eu nunca vou conseguir qualquer emprego”. O filtro mental focaliza apenas os aspectos negativos, enquanto omite todos os aspectos positivos. Percebendo a única coisa que correu mal, ao invés de todas as coisas que deram certo.
  • Desvalorização do que é positivo. Não dá atenção às coisas boas que lhe acontecem. “Eu estive bem na apresentação, mas isso foi apenas pura sorte.”)
  • Tirar conclusões precipitadas e fazer interpretações negativas, sem provas concretas. Você age como alguém que acredita ser capaz de ler  a mente dos outros. “Eu sei que  aquela pessoa me odeia.”) Ou como se fosse um cartomante. “Só sei que algo terrível está para acontecer.”
  • Pensamentos catastróficos. Espera o pior cenário possível de acontecer. “O piloto disse que estamos num buraco de turbulência. O avião vai cair!”.
  • Raciocínio emocional. Acreditando que a maneira que você sente reflete a realidade. “Eu sinto medo agora. Isso deve significar que estou em perigo físico real.”
  • Regras rígidas do tipo: “Eu tenho de…” ou “Eu nunca posso…”. Munindo-se de uma lista rigorosa do que você deve e não deve fazer, punindo-se a si mesmo se  quebrar alguma das regras.
  • Rotulagem. Rotular-se com base em erros e deficiências percebidas. “Eu sou um fracasso, um idiota, um perdedor”.
  • Personalização. Assumindo a responsabilidade (inflação da responsabilidade) por coisas que estão fora de seu controlo. “O meu filho teve um acidente, a culpa é minha. Devia ter avisado para ele dirigir com cuidado quando chove”.

PREOCUPAÇÃO E ANSIEDADE – DICA 4: APRENDA A RELAXAR

A ansiedade é mais do que apenas um sentimento. A ansiedade comporta uma resposta que se faz sentir no corpo físico, emitindo uma reação de “lutar ou fugir” a uma ameaça percebida. O seu coração bate mas forte, você respira mais rápido, os seus músculos ficam tensos, e em algumas situações por ter uma sensação de “tontura”. Quando você está relaxado, o contrário acontece. A sua frequência cardíaca diminui, você respirar de forma mais lenta e profunda, os músculos relaxam, e acsua pressão arterial estabilize-se. Desde modo, algo de extraordinário acontece para a diminuição da ansiedade, é impossível estar-se ansioso e relaxado ao mesmo tempo. E isto é tremendamente capacitador, é uma estratégia muito poderosa que pode ser utilizada em situações de extrema ansiedade. O relaxamento é uma tática poderosa para o alívio da ansiedade.
Se você é uma pessoa que sofre de preocupação crónica, as técnicas de relaxamento, como relaxamento muscular progressivo, respiração profunda e meditação podem ensiná-lo a relaxar. A chave é a prática regular. Tente reservar pelo menos 20 minutos por dia. Com o tempo, a resposta de relaxamento será mais fácil, até que ela possa instituir-se como uma técnica efetiva ao seu dispor para regular os seus estado de ansiedade para níveis funcionais e adequados a diferentes situações de vida.
Algumas técnicas de relaxamento úteis:
  • O relaxamento muscular progressivo. Quando a ansiedade toma conta de si, o relaxamento muscular progressivo pode ajudá-lo a libertar a tensão muscular e reduzir ou afastar as suas preocupações. A técnica envolve sistematicamente contrair e, em seguida, descontrair os grupos musculares diferentes no seu corpo. Como o corpo relaxa, a  sua mente irá focar-se nessa sensação de bem-estar e automaticamente abandonar os pensamentos ansiogénicos.
  • A respiração profunda. Quando você está ansioso, respira mais rápido. Essa hiperventilação provoca sintomas como tontura, falta de ar, rigidez, formigueiro nas mãos e pés. Estes sintomas físicos são assustadores, levando a mais ansiedade e pânico. Mas ao respirar profundamente pelo diafragma, você pode reverter esses sintomas e acalmar-se.
  • Meditação. Muitos tipos de meditação provaram ser eficazes para reduzir a ansiedade. A meditação mindfulness, em particular, mostra-se como uma técnica muito útil para o alívio da ansiedade. Pesquisas mostram que a meditação mindfulness pode realmente mudar alguns estados do seu cérebro. Com a prática regular, a meditação aumenta a sensação de serenidade e alegria.

PREOCUPAÇÃO E ANSIEDADE – DICA 5: CUIDE DE SI MESMO

Um estilo de vida saudável e equilibrada desempenha um grande papel na manutenção da ansiedade, medos e preocupações a níveis funcionais e adequados.
Apresento a seguir uma série de maneiras que pode utilizar para aliviar a ansiedade e preocupação, cuidando de si mesmo:
  • Procure suporte em amigos, familiares ou ajuda profissional. A ansiedade e preocupação pioram quando você se sente impotente e sozinho. Empenhe-se em construir um forte sistema de apoio. Quanto mais você estiver ligado a outras pessoas, menos vulnerável você vai sentir-se. Se você começar a sentir-se oprimido com a preocupação, ligue para um familiar ou amigo de confiança. Fale-lhe sobre as suas preocupações, desabafar pode fazer com que os seus problemas pareçam menos ameaçadores.
  • Adote hábitos alimentares saudáveis. Comece bem o seu dia tomando o pequeno almoço, e continue com pequenas refeições frequentes ao longo do dia. Ficar muito tempo sem comer leva à redução dos níveis de açúcar no sangue, o que pode fazer você sentir-se ansioso e irritado. Coma hidratos de carbono, como arroz integral, frutas e legumes.
  • Pratique atividades de lazer. Procure praticar atividades que lhe tragam satisfação, alegria e o relaxem. Faça atividades que lhe permitam ficar envolvido e emersso, que lhe façam perder a noção de tempo.
  • Pratique exercício Físico. Faça algum tipo de actividade física, de preferência de cariz aeróbico, como caminhadas, corridas de baixa intensidade, ou algum tipo de jogo colectivo.



    http: www.escolapsicologia.com