terça-feira, 11 de agosto de 2015


Descuidar-se das costas pode afetar seu humor, sua autoconfiança e até sua vida sexual. Veja por que e como colocar cada parte do seu corpo no lugar certo.



Escrito por Elaine Carvalho (Colaboradora)  Editado por Juliana Vaz (colaboradora)

postura costas

Você vai descobrir que mais coisas do que você imagina acontecem no corpo e na cabeça quando você se desconecta daquela que é o eixo do seu corpo: a coluna.

A coluna é o eixo do seu corpo. Essa afirmação pode parecer radical, mas quando percebemos o que uma postura errada causa, não é nenhum exagero afirmar isso. "A postura errada atrapalha a respiração, enfraquece os músculos e derruba seu nível de energia", fala o quiropata americano Steven Weiniger, especialista em postura e autor do livro Stand Taller, Live Longer (sem edição em português).

Por que colocar o corpo no eixo? Porque andar como o corcunda de Notre Dame vai muito além de ser feio e nada sexy. Ao corrigir a postura, você sai ganhando em...

1. Mais foco


De acordo com Steven Weiniger, ao manter as costas arqueadas, as costelas pressionam o diafragma, impedindo que os pulmões inflem completamente. (Quer fazer o teste? Tente inspirar profundamente nessa posição e vai sentir a dificuldade.) Isso influencia a respiração, que fica mais curta e, por isso, prejudica a oxigenação do corpo, do cérebro e acaba afetando sua capacidade de concentração.

2. Autoestima e bom humor


Quem caminha curvado, com os ombros projetados para a frente, tende a se sentir mais baixo-astral do que quem tem porte de rainha. Foi o que concluiu uma pesquisa da San Francisco State University (EUA) realizada com dois grupos de voluntários, que testaram andar dos dois jeitos e depois contaram como se sentiram. O experimento revelou que o cérebro se deixa levar pela postura: mover-se com confiança vai fazê-la se sentir assim e bancar a desleixada também se reflete em como se sente. "Contraímos a musculatura sempre que sentimos medo ou tensão, assim como baixamos a cabeça e projetamos o abdômen para a frente", explica a educadora somática Mariana Huck, de São Paulo, coordenadora do Núcleo Feldenkrais Brasil. 


3. Corpo livre de dores

"Quando a coluna está fora do eixo, vários músculos precisam entrar em ação para compensar o desequilíbrio postural", observa a fisioterapeuta Mary Ann Wilmarth, da Harvard University (EUA). Isso gera uma reação em cadeia, que resulta em dor, formigamento e espasmos musculares em várias partes do corpo.


4. Tesão em dia

Uma postura desleixada tem ligação direta com a flacidez do core (musculatura que inclui o abdômen), o que, por sua vez, pode ter impacto negativo entre quatro paredes - e não apenas na frente do espelho. "Quanto mais flácido seu abdômen, mais fracas podem ficar a libido e a performance na cama", diz a americana Debby Herbenick, especialista em saúde sexual. Portanto, antes de investir em lingeries sensuais, valorize seu corpo ao praticar exercícios capazes de colocá-lo no eixo.
Ajeite-se na cadeira

Já que, para muita gente, é difícil escapar de passar várias horas por dia sentada diante do computador, aprenda a se posicionar para prevenir dores - e aumentar a produtividade.

0 comentários:

Postar um comentário