quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O grande problema nas academias são as desistências de alunos no período de inverno.
Ao contrário do que a grande maioria da população acha, o inverno pode ser um grande aliado para os que procuram perder alguns quilos ou para os que procuram simplesmente manter a forma.



Nosso corpo mantém uma temperatura de 37°C (+ ou – 1°C) essa termorregulação é feita através do hipotálamo que contém o centro coordenador dos diversos mecanismos de regulação da temperatura, esse grupo de neurônios especializados na base do nosso cérebro age como um termostato que basicamente funcionam de duas maneiras, primeira através de receptores térmicos periféricos, sensores que respondem as mudanças rápidas de frio e calor e segundo centro regulador superior que é ativado pela temperatura do sangue que perfunde o hipotálamo.
Para que esse mecanismo funcione precisamos basicamente da gordura corporal, que também atua em diversas outras funções no nosso corpo, como proteção aos órgãos vitais e principal fonte energética em exercícios de baixa e moderada intensidade e de longa duração.
Por isso malhar no inverno pode ser um dos grandes segredos para que possamos chegar no verão com o corpo que desejamos.
Com isso necessitamos de alguns cuidados para que possamos maximizar os benéficos efeitos do exercício no inverno, um exemplo que quase sempre passa despercebido  mais é essencial pra quem quer um treino de qualidade e resultado, o aquecimento.
Segundo pesquisas, Leemans (1992) conclui que o aquecimento provoca importante aumento da temperatura, causa vasodilatação, aumento do metabolismo e do fluxo sanguíneo, libera nutrientes, principalmente nas áreas lesadas, e ajuda a remover células mortas, beneficiando a regeneração dos tecidos. Além disso, o aquecimento alivia a rigidez muscular.
Basicamente há duas formas de aquecimento : ativo e passivo. O aquecimento ativo subdivide-se em geral, que, independentemente dos exercícios a serem  realizados, prepara todos os grupos musculoarticulares, e o aquecimento específico, que se relaciona com os exercícios subseqüentes.
O aquecimento passivo requer meios como duchas, saunas, pomadas e massagens, com a finalidade de aumentar a temperatura corporal e dilatar os vasos sanguíneos para melhor irrigação.

Por isso recomendamos que no inverno o aquecimento antes dos exercícios sejam mais prolongados, se no verão utilizamos de 5 minutos de uma caminhada na esteira, dobre esse tempo na esteira e em seguida realize alongamentos pelo menos nos principais grupos musculares que serão treinados no dia.

0 comentários:

Postar um comentário