quinta-feira, 31 de outubro de 2013



O abdômen é um grande dilema para quem se preocupa com o corpo. A questão mais frequente em termos de emagrecimento é: “como perder a gordura abdominal?”. Essa preocupação não é à toa, pois a gordura abdominal, além de contribuir para uma má aparência estética, é um indicador de doenças presentes ou futuras, como diabetes ou problemas cardíacos.
     Um abdômen definido só é possível por meio de uma alimentação saudável acompanhada de uma rotina de exercícios aeróbicos, fórmula capaz de reduzir a gordura corporal. Na maioria das vezes pensamos que o ideal é executar inúmeros exercícios abdominais, mas essa prática isolada não é suficiente para defini-lo.
     A genética tem grande importância na busca de um abdômen perfeito, pois as pessoas com menos gordura corporal na região abdominal podem se concentrar mais na parte da hipertrofia muscular e somente controlar a dieta para não acumular gordura nessa área.
     Já as pessoas que têm concentração de gordura no abdômen e que desejem defini-lo devem se concentrar numa dieta para queima de gordura com o auxílio de atividades aeróbicas (de 3 a 5 vezes por semana) combinada, ainda, com uma suplementação adequada, o que contribuirá para a manutenção da massa magra. Tudo isso sem descuidar do treino de hipertrofia.
    Assim, para se construir um abdômen forte e definido, vai ser preciso fazer mais do que os clássicos exercícios abdominais! É necessário focar na dupla, dieta adequada e atividades físicas.
   
 Erros que podem atrapalhar a busca pelo abdômen definido:
• Não beber água: é indispensável a ingestão diária de 3 litros ou mais de água. Assim, o corpo fica hidratado e o intestino funcionando adequadamente.
• Pular refeições: fazer refeição a cada 3 horas é regra básica tanto para o ganho de massa muscular quanto para a eliminação de gordura corporal.
• Não comer fontes de fibras e vitaminas: ausência de fibras, vitaminas e sais minerais atrapalham todo o processo de ganho de massa muscular. As fibras exercem vários benefícios, inclusive, no controle glicêmico e no funcionamento do intestino, que tem papel fundamental para a sua saúde.
• Ingestão proteica inadequada: a maioria das pessoas sabe da importância da ingestão de proteína para obter um bom resultado físico, porém de nada adianta só se preocupar com a qualidade da proteína no pós treino, e negligenciar, nas demais refeições, a quantidade e principalmente a qualidade da proteína consumida.
• Não usar nenhum tipo de gordura: há uma excessiva preocupação com a ingestão de gordura, evitando-a a todo custo. Contudo, o consumo de gordura é essencial para uma adequada síntese do hormônio testosterona.
• Não dar preferência a alimentos com baixo índice glicêmico: os alimentos que possuem menor índice de açúcar são mais fáceis de digerir e possuem mais nutrientes.
• Não dar atenção especial para as refeições pré e pós-treino: antes do treinamento a refeição deve garantir um adequado fornecimento de energia. Após o treino, deve-se aproveitar a “janela de oportunidade”, que proporciona ao organismo o fornecimento adequado de nutrientes e, consequentemente, uma excelente recuperação e aceleração da síntese protéica.

Fonte:
André Torres – Mestrando em Educação (UEG), Excelência em Performance Humana e Especialista em Fisiologia do Exercício Avançada.


sexta-feira, 25 de outubro de 2013



1. Alongue-se.
Cinco minutos para esticar os músculos - antes e depois da ginástica, na hora de sair da cama, em uma pausa do trabalho - estimulam a circulação e garantem um corpo disposto.
2. Você pode deixar os seus abdominais mais eficientes - e a barriga supersarada - contraindo os músculos do abdômen tanto na subida como na descida do tronco.
3. Inclua uma modalidade zen na agenda da semana.
Ioga, pilates e tai chi chuan acalmam, tonificam a musculatura e despertam a consciência corporal.

4. Adotar a mais simples das atividades pode ser uma excelente maneira de entrar em forma. Caminhar trabalha pernas, glúteos e abdômen - e nem exige um superequipamento. Portanto, ponha o pé no asfalto, na água, na areia.

5. Para que os músculos cresçam, é preciso poupá-los por, no mínimo, 24 horas.
É nesse descanso que as fibras se recuperam e aumentam de tamanho. "Caso contrário, você pode fatigar a musculatura, sentir dores e ter de suspender o treinamento", explica o fisiologista Fernando Torres (SP).

6. Uma faixa ou bandana na testa
Durante a prática de esportes serve como barreira para não deixar o suor escorrer pelo rosto e provocar ardência nos olhos.

7. Se elegeu a corrida seu esporte favorito, parabéns!
Basta tomar alguns cuidados essenciais, como escolher o tênis adequado à sua pisada, buscar auxílio de um especialista e complementar os treinos com musculação. "Exercícios de fortalecimento para lombar, coxas e panturrilhas vão oferecer sustentação aos joelhos, para que suportem melhor a sobrecarga", alerta o técnico de corrida Wanderlei de Oliveira (SP).


8. Para ganhar músculos definidos, o exercício deve ser feito de forma mais lenta, com sobrecarga intensa - trabalho chamado de hipertrofia. O ideal é que o peso permita a execução de 6 a 12 repetições. Para emagrecer, a velocidade deve ser moderada, com as repetições maiores (de 15 a 20) e a sobrecarga menor. Não deixe também de associar esse treino a uma atividade aeróbica, como caminhada ou bicicleta.

9. Para ganhar coxas mais firmes, imite a apresentadora Luize Altenhofen: pedale.
"Gosto de fazer tudo de bicicleta. Além de trabalhar as pernas, ainda fujo do trânsito."

10. Malhar auxilia a regularização do intestino.
Segundo o fisiologista Paulo Zogaib, da Universidade de São Paulo, praticar exercícios melhora a circulação e contribui para um ajuste da digestão e do metabolismo, o que previne a prisão de ventre.

11. Será que está na hora de turbinar o peso nos exercícios?
O professor André Migliorini, de Campinas (SP), dá a dica. "Se você já pratica uma série de dez repetições e consegue chegar a 12 ou 13, significa que a carga pode ser aumentada."

12. Se o seu objetivo é dar volume à musculatura, os exercícios com peso, como musculação e body pump, são indicados. Modalidades aeróbicas, como corrida ou caminhada, fazem perder calorias.

13. Sentiu aquela dor no lado enquanto corre?
"Para evitá-la, basta treinar respirando com a boca fechada", ensina o personal trainer Gustavo Ayala (SP).

14. Qual é o momento certo para trocar o tênis?
O professor José Humberto Vecchio (SP) esclarece: "Quando sentir que o tecido e o sistema de amortecimento estiverem desgastados. Nessa hora, a pressão sobre os pés será maior, ocasionando dores e desconforto".

15. Exercícios que utilizam o peso do próprio corpo - como corrida e dança, praticados, no mínimo, três vezes por semana - ajudam a fortalecer o esqueleto.
"A força que os músculos exercem sobre os ossos nessas atividades estimula a manutenção e o aumento da massa óssea, o que não ocorre nas modalidades feitas dentro da água ou na bicicleta", diz o ortopedista Rogério Campos (SP).

16. Pular corda é um dos exercícios mais fáceis e eficientes.
Em uma hora você detona cerca de 600 calorias, dependendo do ritmo dos saltos, e fortalece pernas, bumbum e coração. E o objeto não ocupa espaço na mochila. Precisa mais?

17. Apertar o passo é melhor do que permanecer mais tempo na esteira.
"Dessa forma, é possível aumentar o gasto calórico, queimar mais massa gorda, melhorar o condicionamento cardiovascular e elevar o seu metabolismo basal (calorias que o corpo gasta para realizar as funções vitais)", garante o professor Almeris Armiliato (SP).

18. De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, para escapar dos efeitos ruins de uma vida sedentária, você deve adotar uma rotina de 30 minutos de atividade física, três vezes por semana. Já se o objetivo é perder ou manter o peso, o ideal é fazer uma hora de exercícios moderados todos os dias.

19. Para ganhar músculos definidos, o exercício deve ser feito de forma mais lenta, com sobrecarga intensa - trabalho chamado de hipertrofia. O ideal é que o peso permita a execução de 6 a 12 repetições. Para emagrecer, a velocidade deve ser moderada, com as repetições maiores (de 15 a 20) e a sobrecarga menor. Não deixe também de associar esse treino a uma atividade aeróbica, como caminhada ou bicicleta.


20. Se você foge da academia, mas não abre mão de cuidar da boa forma, invista em equipamentos para malhar em casa: com um colchonete, uma corda, um par de caneleiras de 2 kg e um de pesos de 2 kg dá para firmar os músculos.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013



Dois estudos, um deles realizado em 2003 e outro em 2004, chegaram à conclusão de que o consumo de uma bebida que contenha uma combinação de carboidratos e de proteína aumenta o rendimento desportivo em comparação com uma bebida que contenha apenas carboidratos.
Além disso, a ingestão de carboidratos com proteína durante os treinos também reduziu o catabolismo muscular, protegendo assim contra os danos musculares provocados pelos treinos.
Ambos os estudos mediram o tempo de exercício até a fadiga em ciclistas treinados, utilizando um estudo com uma estrutura duplo-cego randomizado de medidas repetidas.
Alguns voluntários ingeriram uma solução com 7.75% de carboidratos e outros ingeriram uma bebida que continha 7.75% de carboidratos mais uns 1.95% adicionais de proteína (cerca de 4 gramas de proteína por cada serviço de 249 gramas).
 E os resultados: Os ciclistas correram mais 36 por cento quando ingeriram a solução com carboidratos em comparação com o placebo.
E correram 55 por cento mais quando ingeriram a solução com carboidratos + proteína, e isso também foi significativamente mais do que quando os ciclistas ingeriram apenas carboidratos.
Os pesquisadores concluíram, que uma bebida de carboidratos com proteína adicional produziu melhorias significativas no tempo até à fadiga e reduções dos danos musculares em atletas de resistência. Verificou-se que a adição de proteína a um suplemento de carboidratos melhorou o desempenho do treino de resistência aeróbico acima do que ocorreu com os carboidratos por si só.


Fonte: Musculação.net 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A Biofitness conta com equipamentos Hammer Strength, que é a marca nº 1 do mundo em equipamentos para uso com anilhas (plate-loaded) e oferece uma das mais avançadas tecnologias de treinamento de força do mercado.
Através da visão e a orientação de seu fundador, Gary Jones, a Hammer Strength se tornou a primeira marca a utilizar a ergonomia dos movimentos convergentes e divergentes.
Com equipamentos da marca, a Biofitness Piracicaba é o primeiro Centro Oficial de Treinamento Hammer Strength na cidade!  Confira: 













quarta-feira, 2 de outubro de 2013


Vestiário, aparelhos de musculação e muita gente bonita, foi nesse clima descontraído que a academia Biofitness  foi palco de um ensaio de noiva.
 A modelo Pyera Alonso usou um lindo vestido tomara que caia da Fascínio Noivos e Festas, o make e o cabelo foram produzidos pela cabeleireira Lilian Godoy.
O buquê em lindas flores azuis da Floricultura Bella Flor contrastou com as cores da academia e deu mais charme ao ensaio, que foi registrado pelas lentes do fotógrafo Sandro Cardoso.  Confira: