quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Atualmente existem várias opções de suplementos no mercado. Cada um indicado para um tipo de físico e para determinado objetivo: emagrecer, ganhar massa ou definir músculos.
Decidimos então, esclarecer algumas dúvidas com relação aos suplementos com uma série de matérias explicativas,.
Nessa primeira parte vamos postar matérias sobre suplementos para o ganho massa muscular, e começamos com o Whey Protein, confira: 


Whey Protein

Como é vendido
Vendido em pó, líquido, gel e barras

Indicação
É um suplemento alimentar proveniente do leite, extraído do soro do processamento de queijos, com alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo corpo), que são necessários para o ganho de massa muscular.

O whey protein é um composto de varias proteínas presentes no soro do leite. As proteínas é matéria prima para construção muscular e há indícios de que ajuda a fortalecer o sistema imune do corpo e auxilia o controle da saciedade. As proteínas possuem ampla variedade de funções fisiológicas fundamentais ao desempenho físico ideal, além de ser o principal componente da maior parte das enzimas musculares.

É dividida em três grupos: Concentrada, Hidrolisada e Isolada:

Concentrada: É aquela que mantém carboidratos e gorduras do leite em pequenas quantidades e em maior proporção a proteína que neste caso está íntegra, ao consumi-la o organismo a digere para depois absorvê-la.

Hidrolisada: A proteína passou por um processo de quebra, disponibilizando uma proteína já pré-digerida, acelerando o processo de absorção.

Isolada: É aquela sem carboidratos ou lipídeos, mantendo somente a proteína pura do soro de leite.

Uso para prática de atividade física:
Quando treinamos, causamos micro-lesões no tecido muscular, como resposta de defesa o organismo dá um estímulo de recuperação desse tecido. Se o treinamento foi intenso o estimulo de recuperação é ainda maior, levando o corpo a supercompensação.

Mas para isso o corpo necessita dos macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos) dos micronutrientes (vitaminas e minerais) também conhecidos como antioxidantes e da recuperação pós-treino (descanso e sono). A suplementação de proteínas pode ser necessária para atletas que realizam exercícios muito intensos e não conseguem obter toda a proteína necessária através da dieta.

Contraindicações e efeitos colaterais:
Anvisa permite o uso como alimento para atletas, sendo assim, não é recomendado para os que se exercitam por lazer ou estética, pois para estes casos, geralmente uma dieta balanceada é o suficiente. Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico e crianças, gestantes e idosos, consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista e ou médico.

Altas doses de aminoácidos provenientes das proteínas ingeridas podem gerar sobrecarga no funcionamento do fígado e dos rins. Pessoas com problemas nestes órgãos devem obter liberação médica para seu uso.


0 comentários:

Postar um comentário